NotíciasSegurança

Sophos volta às compras e aposta em automação DevSecOps

Esta é a terceira aquisição num período de pouco mais de um mês: a Refactr junta-se à Sophos, depois de, em Julho, a tecnológica ter chegado a acordo para a compra da Capsule8 e Braintrace.

Rawpixel.com/Freepik

A Sophos anunciou que adquiriu a Refactr, que desenvolveu uma plataforma de automação DevSecOps para fazer a ponte entre as áreas de desenvolvimento de software e operações de TI e a cibersegurança. O valor do negócio não foi revelado.

Sediada em Bellevue, Washington (EUA), a Refactr foi criada em 2017 e tem uma solução «automação holística e focada primordialmente na segurança» que permite às equipas de DevOps e seguranças «adoptar e automatizar abordagens IT-as-code  para gerir os seus ambientes».

Michael Fraser, CEO e cofundador da Refactr, explica o que distingue a tecnologia da empresa: « A nossa plataforma foi construída propositadamente para ser versátil, interoperável e fácil de utilizar. As equipas de cibersegurança podem agora colaborar com as de DevOps para construir facilmente integrações de automação de TI e segurança através de ‘pipelines’ de DevSecOps».

A Sophos vai usar a solução da Refactr para adicionar capacidades de orquestração, automação e resposta de Segurança (SOAR) às suas soluções de resposta gerida a ameaças (MTR) e detecção e resposta ampliadas (XDR). Com a aquisição, a tecnológica vai ainda «reforçar a automatização da sua plataforma adaptativa de cibersegurança». A empresa conta começar a oferecer opções SOAR no início de 2022.

Joe Levy, chief technology officer da Sophos, explica oque os atacantes estão a «focar-se cada vez mais em pipelines de desenvolvimento de software», tal como se percebeu nos incidentes recentes com cadeias de abastecimento, e que «as equipas de defesa necessitam de estar capacitadas para escapar» a esse ataques. Assim, o responsável considera que «a indústria necessita do SOAR para amadurecer soluções de DevSecOps mais capazes e generalizáveis e a aquisição vai ajudar a Sophos a liderar esse caminho».

Joe Levy salienta ainda algumas das novidades que serão disponibilizadas pela Sophos: «Vamos oferecer um leque alargado de playbooks aos nossos clientes e parceiros, desde soluções ‘drag-and-drop’ a outras totalmente programáveis, bem como amplas integrações com soluções de terceiros através do nosso programa de alianças de tecnologia, para que funcionem com os actuais ambientes de TI diversos».

Esta é a terceira aquisição num período de pouco mais de um mês: a Refactr junta-se à Sophos, depois de, em Julho, a tecnológica ter chegado a acordo para a compra da Capsule8 e Braintrace.