NacionalNotícias

Plataforma digital revela tendências de emprego e contratação

A consultora de recrutamento Robert Walters lançou uma nova plataforma digital para o seu Salary Survey 2021.

rawpixel.com / Freepik

A nova plataforma digital da consultora de recrutamento Robert Walters inclui informação salarial para centenas de funções em 31 países, vídeos dos especialistas sobre as principais tendências de emprego para cada área de especialização e de mercado e infográficos sobre as expectativas das organizações e profissionais para 2021 baseados em dois estudos realizados pela empresa nível global em Dezembro de 2020.

Segundo a consultora, em 2021 assistiremos, em Portugal, ao desenvolvimento e continuação das grandes tendências de mercado actuais, nomeadamente a transformação digital, e-commerce, Data & Analytics, melhoria de processos e implementação de metodologias Lean. «Assim, haverá uma grande necessidade de perfis de Cybersecurity, front-end e CTO, bem como perfis de Marketing Digital, Business Intelligence e E-commerce».

Para a Robert Walters, as empresas vão procurar atingir um desempenho optimizado num ambiente cada vez mais competitivo – a Inteligência Artificial e automação estão a ganhar importância e as empresas esperam impulsionar a tomada de decisões baseadas em dados, o que significa que os perfis de Data, IA e robótica serão uma das principais tendências de contratação em 2021 na maioria dos sectores, desde Engenharia a TI, recursos humanos, definição de estratégia, incluindo Finanças e Marketing.

Finalmente, em engenharia, a consultora espera um investimento exponencial nas energias renováveis a nível europeu em 2021, e uma procura comum pela optimização, produtividade e competitividade: perfis de scouting e gestão de projectos serão a principal tendência nas energias renováveis, e todo o supply chain nas indústrias de manufactura terá uma forte melhoria de qualidade e modernização.

Expectativa salarial é um desafio
Para os responsáveis de contratação inquiridos, os maiores desafios quando procuram contratar novos profissionais são expectativas salariais e de benefícios demasiado elevadas por parte dos candidatos (62%), falta de soft skills essenciais (52%), falta de experiência no sector (51%), e falta de qualificações técnicas (28%). Para 24% dos inquiridos, existe uma e elevada competição por candidatos, principalmente na área de TI.

Assim, para atrair e reter o melhor talento, especialmente quando os salários não são competitivos, que poderá ser o caso de grande parte das empresas em 2021, «as organizações devem implementar benefícios como flexibilidade e trabalho remoto, pois cada vez mais profissionais procuram oportunidades de emprego com esses benefícios, além de oportunidades de formação, melhor uso de tecnologias e maior foco no bem-estar», comentou François-Pierre Puech, senior manager da Robert Walters Portugal.

Os perfis mais procurados em Portugal
• Contabilidade e Finanças: Financial Controller; Internal Auditor; Finance Director
• Engenharia e Operações: Supply Chain Manager; Business Development Renewables; Industrial Technical Director
• Recursos Humanos: Talent Acquisition Specialist/Manager; Change Management; Compensation&Benefits Manager
• IT & Digital: Data & Analytics Manager; DevOps Engineer; Cyber Security Manager
• Vendas e Marketing: Digital Marketing Manager; E-commerce Manager; IT Sales Account Manager