MercadoNotícias

Hays revela que 62% dos profissionais de TI estão insatisfeitos com o salário

O Guia do Mercado Laboral da empresa de recrutamento mostra que os profissionais das tecnologias estão entre os que menos pretendem mudar de emprego no próximo ano. 

rawpixel.com / Freepik

A Hays apresentou o Guia do Mercado Laboral, que tal em outros anos faz uma análise detalhada das tendências do mercado de trabalho qualificado em Portugal.

A edição de 2021, feita com base em inquéritos realizados junto de 612 empregadores e cerca de 2752 profissionais, mostra que 62% dos profissionais de tecnologias da informação (TI) estão insatisfeitos com o seu pacote salarial e 72% estão insatisfeitos com as suas perspetivas de progressão no emprego actual.

Ainda assim, os profissionais do sector das TI, em Portugal, estão entre os que menos pretendem mudar de emprego em 2021, com 74% a indicar essa possibilidade. No entanto, entre os que pretendem mudar de emprego, os principais motivos prendem-se com o pacote salarial (73%), as perspetivas de progressão de carreira (63%) e a procura de projectos mais interessantes (57%).

O Guia do Mercado Laboral 2021 revela ainda que, em ano de pandemia, 28% dos profissionais de TI foram aumentados e 4% foram promovidos, que 39% recusaram ofertas de emprego e que 34% estão disponíveis para trabalhar no estrangeiro.

Segundo a Hays, o seguro de saúde, a possibilidade de trabalhar a partir de casa e flexibilidade de horários são os benefícios mais valorizados pelos profissionais da área tecnológica.

«O mercado de trabalho de tecnologias da informação continua a ser totalmente liderado pelo
candidato. Os profissionais desta área têm noção do seu valor no mercado e apenas aceitam ouvir propostas de emprego que sejam claramente vantajosas do ponto de vista salarial e de qualidade do projecto», afirma Victor Pessanha, manager na Hays Portugal.