NotíciasSegurança

Kaspersky finaliza transferência de dados da Rússia para a Suíça

A empresa abriu também um novo Centro de Transparência no Canadá.

Freepik

A Kaspersky acaba de anunciar a conclusão de um dos principais objectivos da sua Iniciativa de Transparência Global (GTI) com a transferência do armazenamento e processamento de dados e actividades da Rússia para a Suíça.

Passados três anos do início da GTI, a empresa de cibersegurança completa a passagem da infraestrutura de processamento de dados como forma de garantir maior transparência e responsabilidade. Os dados de clientes relacionados com ameaças, partilhados por utilizadores  são agora processados em dois centros de dados em Zurique, na Suíça, e incluem ficheiros maliciosos suspeitos ou anteriormente desconhecidos que os produtos da empresa enviam para a Kaspersky Security Network (KSN) para uma análise de malware automática.

Para além da Europa, dos Estados Unidos e Canadá, a Kaspersky relocalizou também o armazenamento e processamento de dados para vários países da Ásia-Pacífico

Além disso, a empresa revelou a abertura do seu quinto Centro de Transparência na América do Norte , em parceria com a Associação CyberNB em New Brunswick, no Canadá. A organização sem fins lucrativos adopta uma abordagem ecossistémica para melhorar os resultados de cibersegurança, através do envolvimento e colaboração com o sector privado e Governo, mas também da formação de competências e conhecimentos, aquisição de talentos e desenvolvimento de mão-de-obra.

O centro começará a funcionar no início de 2021 e tornar-se-á o quinto centro da empresa onde os parceiros da Kaspersky terão a oportunidade de rever o seu código fonte e aprender mais sobre as práticas de engenharia e processamento de dados, bem como conhecer o seu portefólio de produtos. No início de 2020, os Centros de Transparência em São Paulo e Kuala Lumpur tornaram-se plenamente operacionais. A Kaspersky relançou também o seu primeiro Centro de Transparência em Zurique, que foi relocalizado para o centro de dados da Interxion. No futuro, a empresa proporcionará acesso único aos seus clientes e parceiros de confiança para experimentar controlos de segurança de dados e para aceder diretamente às práticas de gestão de dados da empresa para análise externa.

Eugene Kaspersky, CEO da Kaspersky, explica a  importância da transferência dos dados para fora da Rússia: «Desde que anunciámos a nossa Iniciativa de Transparência Global, que contava com uma série de passos arrojados, incluindo o processamento e a relocalização do armazenamento de dados, a Kaspersky não só reconfirmou o seu compromisso em tornar-se um parceiro de confiança, como antecipou as expectativas do mercado e dos reguladores. Nos três anos que se seguiram após termos anunciado esta iniciativa, assistimos a uma grande transformação das abordagens e regulamentos em matéria de segurança de dados. Vemos que o investimento em confiança e transparência está gradualmente a tornar-se um padrão da indústria e estou orgulhoso da nossa empresa por estar entre os pioneiros em matéria de transparência».