NotíciasSegurança

Kaspersky: ataques DDoS caem 73% no terceiro trimestre de 2020

Apesar da diminuição de ataques de negação de serviço neste trimestre de 2020, os mesmos aumentaram em comparação com o mesmo período em 2019.

Rawpixel/Freepik

De acordo com últimos dados do Kaspersky DDoS Protection, o número destes ataques diminuiu no terceiro trimestre de 2020. No entanto, neste período foi registado o dia com maior número de ataques do ano, no qual se verificaram 323 ataques.

O aumento dos serviços online originou que nos dois primeiros trimestres do ano houvesse um pico de ataques DDoS que regressaram ao que era “normal” em Julho, Agosto e Setembro.

No terceiro trimestre de 2020, a Kaspersky detetou menos 73% ataques do que no trimestre anterior, mas, em comparação com o mesmo período em 2019, este número foi superior. «Isto significa que o declínio observado durante o terceiro trimestre pode ser explicado principalmente pelo aumento incomum dos ataques nos primeiros meses do ano», explica a empresa em comunicado.

A análise dos comandos recebidos pelos bots dos servidores de comando e controlo revelou que, em média, foram realizados 106 ataques DDoS por dia no terceiro trimestre de 2020, enquanto no trimestre anterior registaram-se mais 10 ataques.

No entanto, embora os meses tenham estado mais calmos – houve três dias em que apenas um ataque foi registado – alguns períodos ainda registraram elevada actividade de DDoS. No dia 2 de Julho foi atingido um recorde de 323 ataques, o número mais alto de todo o ano de 2020. O pico anterior foi de 298 ataques, registados em Abril.

Alexey Kiselev, business development manager da equipa de proteção DDoS da Kaspersky, explica a diminuição: «Muitas empresas não estavam preparadas para o trabalho remoto ou não consideravam os seus activos na web como algo crítico. Por exemplo, tivemos vários pedidos de organizações, como fabricantes de máscaras, que foram vítimas de ataques DDoS. Anteriormente, estas empresas nem sequer pensavam na proteção DDoS. A situação está a melhorar à medida que mais empresas têm conseguido reforçar as suas ciberdefesas, de forma a mitigar as suas falhas de segurança. Como resultado, menos ataques de DDoS foram eficazes no terceiro trimestre».