NacionalNotícias

Espanhola Gigas compra ONI por 40 milhões de euros

A empresa reforça a presença em Portugal e entra no sector das telecomunicações.

A multinacional espanhola especializada em serviços de cloud computing anunciou que fechou um acordo vinculativo com a sociedade de investimento GAEA Inversión para a aquisição da ONI, operadora de telecomunicações  que opera em Portugal e faz parte do Grupo Cabonitel.  O preço da transação foi definido em 40 milhões de euros (valor patrimonial).

A ONI fornece serviços de telecomunicações, cloud e TI/Segurança a cerca de 1100 grandes e médias empresas, bem como serviços de retalho de voz e dados para outras operadoras de telecomunicações e tem cerca de 165 colaboradores.  A empresa detém dois centros de dados próprios (Lisboa e Porto), redes de fibra metropolitanas em Portugal e uma rede de fibra que liga Madrid a Lisboa e Porto, e que irá favorecer a integração de serviços e operações com a Gigas na Península Ibérica.

Com esta aquisição, a Gigas deverá atingir receitas proforma totais este ano de aproximadamente 50 milhões de euros.  A ONI prevê terminar 2020 com receitas estimadas  37,3 milhões de euros.

Os actuais CEO e CTO da ONI (Nuno Saraiva e Carlos Pereira) vão continuar a liderar o projecto em Portugal e vão assumir um papel de liderança no desenvolvimento de novos serviços de telecomunicações na Gigas.

A Gigas já está presente em Portugal desde 2019 através da aquisição realizada no ano passado da AHP (fornecedor de serviços cloud)  e inicia uma nova fase tornando-se «um operador relevante no mercado de serviços convergentes de telecomunicações, cloud e segurança para empresas da Península Ibérica».

Diego Cabezudo, CEO e co-fundador da Gigas, salienta a importância da compra da ONI:  «É um marco a partir do qual iremos implementar a nossa estratégia como fornecedor de serviços de telecomunicações. Com esta aquisição, a Gigas passa a ser uma das maiores empresas de telecomunicações do setor empresarial da Península Ibérica, atuando como uma plataforma para um futuro crescimento orgânico e inorgânico».