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Bright Pixel faz parte do novo consórcio europeu de dados REACH

O REACH terá três períodos de candidatura, sendo que o primeiro deverá abrir brevemente.

O novo consórcio europeu pretende apoiar a incubação e a aceleração de startups com soluções baseadas em dados, potenciando o desenvolvimento, acesso a financiamento e comercialização de produtos ou serviços data-driven.

O programa REACH divide-se em dois grandes grupos de parceiros, distribuídos por nove países: Bélgica, Espanha, Estónia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Portugal e Turquia, em que a Bright Pixel faz parte das dez entidades responsáveis pelas vertentes de incubação e de aceleração.

O consórcio conta ainda com nove empresas responsáveis por fornecer dados às startups para que estas possam desenvolver soluções que respondam a necessidades dessas empresas/setores incluindo a Sonae MC, empresa do grupo Sonae dedicada ao retalho alimentar; a Migros, retalhista turca com mais de duas mil lojas; a VRT, televisão e rádio belga; e a Idea75, PME italiana que desenvolve projetos de Indústria 4.0 e eficiência energética.

Com uma duração de três anos e meio, o REACH terá três períodos de candidatura, sendo que o primeiro deverá abrir brevemente, em meados de Novembro e pretende apoiar até cem startups. O apoio do programa assegura um  incentivo financeiro num total de 3,5 milhões de euros equity free (até 120 mil euros para cada startup), e em mentoria técnica e de negócio. É aqui que a Bright Pixel «terá um papel mais activo, ao ajudar as startups a melhorarem as suas soluções para endereçar os desafios das empresas que procuram este tipo de tecnologias», explica a sociedade de investimentos tecnológicos portuguesa , em comunicado.

Cada período de incubação/aceleração dura 11 meses e divide-se em quatro fases, a de Exploração, que arranca com 30 a 40 startups e está voltada para a validação da ideia; a de Experimentação, dedicada ao desenvolvimento dos MVP (produto viável mínimo) e para a qual só seguem 10 startups; a de Evolução, reservada à definição da estratégia de lançamento no mercado por parte das 5 melhores startups; e, por último, a de Exposição, em que as startups que chegaram até à etapa anterior são desafiadas a fazer networking e reunir com investidores para conseguir levantar fundos.

Benjamin Júnior, membro do board da Bright Pixel, explica a importância do consórcio e respectivo programa: «Encaramos o REACH como uma oportunidade de promover sinergias e impulsionar a criação de startups disruptivas com soluções baseadas em dados que, de outra forma, poderiam não ter condições favoráveis para ser bem-sucedidas e que têm potencial para resolver necessidades de mercado já identificadas ou dar origem a produtos/serviços versáteis e a modelos de negócio inovadores. Esta abordagem articulada garante um apoio especializado às startups em diferentes momentos, vindo de data scientists, da própria academia, de incubadoras/aceleradoras e até de investidores».

Depois do Data Market Services, este é o segundo programa europeu focado na área dos dados do qual a Bright Pixel faz parte.