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Xpand IT: aposta na automação e em canais digitais é decisiva para futuro das seguradoras

O estudo avaliou dez apps móveis de seguros bem classificadas pelos utilizadores, para conseguir entender quais as principais tendências actuais.

Tal como já tinha feito para o caso da banca, a Xpand IT foi perceber de que forma a tecnologia pode ser determinante no futuro do sector segurador. De acordo com o relatório Indústria Seguradora: O Futuro das Seguradoras nas Experiências Mobile, a automação, pontos de contacto com o cliente e aposta nos canais digitais são fundamentais para o sucesso das seguradoras.

Para realizar o estudo, a tecnológica avaliou apps móveis da Lemonade, Metromile, Cuvva, Oscar, Geico, Alan, Zego, State Farm, Root e Cover, ou seja, algumas das mais bem classificadas pelos utilizadores, para conseguir entender quais as principais tendências actuais do sector dos seguros.

Segundo a Xpand IT, os principais desafios na indústria seguradora passam pelo «comportamento do consumidor, que é cada vez mais exigente; a falta de confiança em relação ao sector; tirar partido de analytics avançadas, de modo a entender os dados recolhidos e os ataques e ameaças cibernéticos».

Por outro lado, as principais tendências passam pela hiperpersonalização, tal como na banca,  além da conetividade com dispositivos, automação e aposta em blockchain.

O relatório revela ainda que as seguradoras de saúde estão a ser mais impactadas pela pandemia e as que oferecem seguros automóveis estão a ter menor impacto, fruto das mudanças no estilo de vida das pessoas, sendo que as seguradoras que ainda dependiam de modelos de negócio tradicionais foram particularmente afectadas. Por este motivo, «os canais digitais devem ser assumidos como uma necessidade ao invés de apenas uma prioridade», explica a empresa.

Sérgio Viana, partner & digital Xperience lead da Xpand IT, esclareece os resultados: «As marcas têm cada vez mais de reinventar a forma como se aproximam dos seus clientes, e esta pandemia reforçou ainda mais este aspecto. A Indústria de Seguros, apesar do movimento de alguns players, tem ainda bastantes oportunidades de melhorar a experiência que é oferecida – tanto internamente como externamente. Esperamos que este nosso estudo ajude na análise do tanto que é possível fazer».