NacionalNotícias

Nudge Digital, ONCOMMUN, MyPharmaGenes e Mordomo Digital são os vencedores dos Prémios HINTT

A entrega de prémios da quarta edição da iniciativa realizou-se no Pavilhão do Conhecimento.

A Glintt anunciou os quatro vencedores dos Prémios Saúde HINTT- Maturidade Digital, a iniciativa que distingue projectos que melhoram a segurança do cidadão, apoiam a decisão clínica e a eficiência global.

Na categoria de Clinical Outcomes, o vencedor foi a solução Nudge Digital – Redução da sobreprescrição de Antibióticos desenvolvida pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS). O projecto consiste numa solução que representa a realização do potencial do big data na melhoria de processos terapêuticos, objetivando a transformação digital dos sistemas de saúde portugueses articulada com a aplicação das melhores práticas de investigação em ciência de dados.

A iniciativa ONCOMMUN, do IPO Coimbra, venceu na categoria de Patient Safety, «um Programa Europeu Inovador de Acompanhamento Online: Suporte Psicológico e Educação para a Saúde em Doentes com Cancro da Mama. É uma ferramenta digital inovadora, com 4 níveis de cuidados em saúde, que apoia as doentes na identificação das suas necessidades físicas e psicológicas e na seleção de recursos para fazer face a essas mesmas necessidades.

Já no grupo de Value Proposition venceu a Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP), com o Mordomo Digital, uma aplicação móvel que visa a simplificação da actividade clínica com garantia de registo da informação com segurança no doente certo, recorrendo a mecanismos de reconhecimento de voz para o diário clínico de internamento, bem com acesso à informação em tempo real de dados de suporte à prestação de cuidados clínicos.

O MyPharmaGenes foi o vencedor na categoria Startup Innovation. Trata-se de um projecto de teste genético, realizado a partir de uma amostra de epitélio bucal, e numa WebApp interativa que ajuda o médico e o paciente a gerir os medicamentos prescritos, bem como a assinalar efeitos secundários, de forma muito personalizada e ao longo de toda a sua vida.

Este ano o tema dos galardões foi Digital Acceleration: can health catch the wave? e os dez projectos finalistas incluíram, além dos vencedores, as soluções da Clynx; Centro Hospitalar Universitário São João do Porto; Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia e Espinho;  INEM;  NeVARo Tech e da Hopecare.

Filipa Fixe, executive board member da Glintt, faz um balanço da quarta edição do HINTT que este ano aconteceu no Pavilhão do Conhecimento e online: «Foi, sem dúvida, bastante positiva, uma vez que batemos o record das candidaturas- ultrapassamos em cerca de 50% os anos anteriores. Tendo em conta o ano atípico que estamos a viver, provocado pela COVID-19, as nossas expetativas não eram as mais favoráveis, pelo que foi com surpresa quando verificámos uma motivação incrível por parte das entidades candidatas. O que só vem, uma vez mais, comprovar o que temos vindo a defender constantemente: a junção da tecnologia ao sector da saúde é o mote para haver mais equidade a custos controlados e melhores resultados em saúde».