NacionalNotícias

OutSystems altera processo de recrutamento e contrata oitenta profissionais durante a pandemia

A empresa implementou entrevistas remotas e sessões de boas-vindas virtuais.

A empresa de low-code de origem portuguesa reformulou os seus processos de recrutamento para conseguir recrutar profissionais durante os meses de confinamento, o que resultou na contratação de mais de oitenta profissionais.

«Todos os processos de recrutamento e integração de novos colaboradores foram repensados e alterados, com o objectivo de continuar o crescimento das equipas e da empresa, assim como de fazer com que todos os recém-chegados se sintam parte da família OutSystems e integrados na cultura da empresa», explica a tecnológica em comunicado.

A empresa implementou processos de entrevista remotos, através de diferentes plataformas como o Zoom, assim como alterou os guiões de entrevista para ajudar os líderes de cada equipa a conseguir encontrar as competências que procuravam.

Para manter a consistência de comunicação e de acordo com as novas políticas de trabalho remoto, a OutSystems implementou ainda um conjunto de conferências virtuais para que todos os colaboradores, independentemente da geografia ou do departamento se conhecessem melhor.

No final, também o processo de integração, onde os novos colaboradores são acolhidos e na empresa, sofreu alterações. Mafalda Vasquez, talent acquisition manager na OutSystems, explica o processo: «As nossas sessões de boas-vindas passaram a ser virtuais, com membros da equipa a apresentarem-se, a acolherem os novos membros e a demonstrarem toda a cultura corporativa. Tudo passou para o virtual, excepto o nosso welcome-kit e as ferramentas de trabalho, como o computador e outras que sejam necessárias, que passaram a ser entregues em casa dos colaboradores, com tudo o que precisam para se sentirem integrados e parte desta grande família OutSystems».

Para a OutSystems, o futuro passa por aumentar a flexibilidade e a agilidade, para poder adaptar todo e qualquer processo como salienta a responsável:  «Aprendemos que a mudança é muito rápida e surpreendemo-nos a nós próprios ao mudarmos também muito rapidamente. Fomos capazes de gerir as equipas à distância, aumentar a sua autonomia, e continuamos a executar os nossos projectos de forma ímpar para reter e atrair o melhor talento».