MercadoNotícias

SAS e Microsoft estabelecem parceria para impulsionar analítica e IA na cloud

As empresas vão também desenvolver novos produtos em conjunto.

Freepik

As duas tecnológicas acabam de anunciar uma parceria estratégica em que vão trabalhar juntas com foco em inteligência artificial (IA) e analytics. A cloud da Microsoft passa a ser a preferencial do SAS e os clientes da Microsoft passam a ter disponíveis soluções de machine learning e analítica.

As empresas querem democratizar o acesso à IA e à analítica e vão migrar os produtos analíticos e soluções SAS por indústria para a cloud, nomeadamente para Azure, Dynamics 365, Microsoft 365 e Power Platform.

Apoiados em actividades conjuntas de co-venda e entrada no mercado, os produtos e soluções SAS adicionais «começarão a ser lançados ainda este ano», referem as empresas em comunicado.

Scott Guthrie, vice-presidente executivo de cloud e IA da Microsoft, explica a importância da parceria: «O SAS, com a sua reconhecida experiência em analítica, ciência de dados e machine learning, é um parceiro estratégico para a Microsoft e, juntos, ajudaremos os nossos clientes a enfrentar os seus desafios analíticos mais críticos e complexos».

O responsável refere ainda quais as vantagens: «A Microsoft e o SAS ajudarão os nossos clientes a acelerar o seu crescimento e a encontrar novas formas de impulsionar a inovação com um amplo conjunto de ofertas do SAS Analytics no Microsoft Azure».

«A parceria com a Microsoft oferece aos clientes um caminho mais directo para a cloud, um acesso mais rápido, mais poderoso e mais fácil às soluções do SAS, permitindo tomar decisões firmes com analítica que todos – independentemente do nível de competências – podem compreender», salienta, por sua vez, Oliver Schabenberger, diretor de tecnologia e diretor de operações do SAS.

O anúncio foi bem recebido pelos analistas e a IDC referiu através do seu vice-presidente de programa de canais e alianças, Steve White, que a parceria é «interessante» e «abre um grande potencial para o desenvolvimento de soluções conjuntas».