MercadoNotícias

SAS e Microsoft estabelecem parceria para impulsionar analítica e IA na cloud

As empresas vão também desenvolver novos produtos em conjunto.

Freepik
Business-IT

As duas tecnológicas acabam de anunciar uma parceria estratégica em que vão trabalhar juntas com foco em inteligência artificial (IA) e analytics. A cloud da Microsoft passa a ser a preferencial do SAS e os clientes da Microsoft passam a ter disponíveis soluções de machine learning e analítica.

As empresas querem democratizar o acesso à IA e à analítica e vão migrar os produtos analíticos e soluções SAS por indústria para a cloud, nomeadamente para Azure, Dynamics 365, Microsoft 365 e Power Platform.

Apoiados em actividades conjuntas de co-venda e entrada no mercado, os produtos e soluções SAS adicionais «começarão a ser lançados ainda este ano», referem as empresas em comunicado.

Scott Guthrie, vice-presidente executivo de cloud e IA da Microsoft, explica a importância da parceria: «O SAS, com a sua reconhecida experiência em analítica, ciência de dados e machine learning, é um parceiro estratégico para a Microsoft e, juntos, ajudaremos os nossos clientes a enfrentar os seus desafios analíticos mais críticos e complexos».

O responsável refere ainda quais as vantagens: «A Microsoft e o SAS ajudarão os nossos clientes a acelerar o seu crescimento e a encontrar novas formas de impulsionar a inovação com um amplo conjunto de ofertas do SAS Analytics no Microsoft Azure».

«A parceria com a Microsoft oferece aos clientes um caminho mais directo para a cloud, um acesso mais rápido, mais poderoso e mais fácil às soluções do SAS, permitindo tomar decisões firmes com analítica que todos – independentemente do nível de competências – podem compreender», salienta, por sua vez, Oliver Schabenberger, diretor de tecnologia e diretor de operações do SAS.

O anúncio foi bem recebido pelos analistas e a IDC referiu através do seu vice-presidente de programa de canais e alianças, Steve White, que a parceria é «interessante» e «abre um grande potencial para o desenvolvimento de soluções conjuntas».