InternacionalNotícias

BullSequana X2415 da Atos é o primeiro supercomputador europeu com GPU A100 da Nvidia

O novo sistema HPC estará disponível no segundo trimestre de 2020.

JUWELS BullSequana - Ralf-Uwe Limbach

O primeiro supercomputador europeu a integrar a arquitectura da unidade de processamento gráfico de última geração da Nvidia, vai pemitir um poder de computação sem precedentes para aumentar o desempenho de aplicações para workloads de high performance computing (HPC) e inteligência artificial.

O novo blade da Atos aumentará o poder de computação em mais de duas vezes, em comparação com o  existente, e vai optimizar o consumo de energia graças à solução patenteada DLC (Direct Liquid Cooling), 100% mais eficiente e arrefecida a água, que usa água quente para arrefecer a máquina.

Com uma Nvidia HGX-A100 base-board equipada com quatro GPU Nvidia A100, o BullSequana X2415 terá também dois processadores AMD EPYC . «A arquitectura Nvidia Ampere oferece uma enorme melhoria de desempenho em relação à geração anterior e os  A100 Tensor Core GPU têm o maior processador de 7 nanômetros do mundo, com mais de 54 mil milhões de transístores», refere a empresa, em comunicado.

O novo supercomputador da Atos vai integrar o Forschungszentrum Jülich (Centro de Supercomputação de Jülich) e reforçar o actual JUWELS BullSequana, tornando-o o primeiro sistema mundial a usar esta nova tecnologia. Uma vez totalmente implementado , o que deverá acontecer no segundo trimestre de 2020, o sistema de supercomputação actualizado deverá fornecer um desempenho de pico computacional de mais de 70 Petaflops/s, tornando-o o supercomputador mais poderoso da Europa.

O JUWELS Booster vai perrmitir que os investigadores europeus tenham acesso a recursos computacionais significativamente maiores.  Segundo a Atos, entre os projectos que beneficiaram do novo BullSequana X2415  estão o Human Brain Project, da Comissão Europeia, o Climate Science e o Molecular Systems dos Laboratórios Jülich.

O Prof. Thomas Lippert, director do Centro de Supercomputação de Jülich, explica a importância da novidade: «Ao integrar as melhores tecnologias disponíveis, como o mais recente blade da Atos que inclui a poderosa GPU A100 da Nvidia, conseguimos aumentar nosso poder de supercomputação. Este é um marco importante no nosso caminho para alcançar o objectivo de fornecer recursos exascale à ciência e à indústria».

Já Octavio Oliveira, sales manager da Atos Portugal, revela como o País poderá beneficiar do novo blade: «Os nossos sistemas de HPC permitirão à Atos crescer em Portugal num domínio tecnológico onde apenas os grandes fabricantes mundiais estão presentes. Estamos certos de que a excelência e inovação dos nossos produtos merecerão o reconhecimento da comunidade científica nacional e assim podermos contribuir igualmente para o crescimento de Portugal em projectos de dimensão global».