InternacionalNotícias

Como garantir a continuidade do negócio em caso de ransomware

Desempenho, custos, resiliência e elasticidade são identificados pela Infinidat como os principais factores a ter em conta para garantir uma rápida recuperação dos dados e evitar interrupções no serviço.

Infinidat

A empresa de soluções de armazenamento de dados identificou os quatro grandes desafios que as empresas enfrentam para recuperar os seus dados após um ataque de ransomware, cada vez mais comuns e com um aumento significativo nos últimos tempos.

«No mundo conectado de hoje, os ataques de ransomware e as fugas de dados tornaram-se parte do quotidiano das organizações», refere Israel Serrano, country manager da Infinidat Iberia

«Para estar em condições de recuperar rapidamente as operações em caso de ataque, as equipas de TI não só devem implementar mecanismos de detecção e prevenção, como também devem contar com sistemas fiáveis e comprovados de recuperação rápida dos dados» explica o responsável.

De acordo com os especialistas da Infinidat, a escolha da infraestrutura de armazenamento é um aspecto crítico para assegurar uma rápida recuperação que permita garantir a continuidade do negócio sendo que um dos desafios é o desempenho, já que a os tempos de recuperação  após um ataque de ransomware devem ser igualmente rápidos ao tempo de backup. Usualmente as empresas não apostam nesta capacidade.

Por outro lado, os muitos clientes optaram por migrar para as soluções All-Flash para resolver o problema da rapidez e com isso aumentaram os custos. Além disso, a resiliência é outro factor chave uma vez que os dados são cada vez mais activo mais importante das organizações e a necessidade de recuperar esses dados de uma forma rápida e eficaz após sofrer um ataque de ransomware tornou-se num aspecto fundamental. A infraestrutura de TI deve atingir um nível de cinco noves (99,999%) de disponibilidade, o mínimo necessário para todos os componentes críticos e sem que os custos disparem.

Por último, a Infinidat refere a elasticidade, que se tem tornado numa vantagem competitiva. Para ter um plano de recuperação fiável e, especificamente, preservar a continuidade efectiva dos negócios, é necessário que o consumo de capacidade seja realizado de forma inteligente. «Com os sistemas de armazenamento actuais, é difícil e caro adotar um modelo de implementação automatizado em todos os níveis, e não permitem que os modelos CapEx ou OpEx sejam usados de acordo com as necessidades», explica a empresa, que com as suas soluções responde a estes desafios.