NacionalNotícias

Natixis recruta 130 colaboradores e contribui para a inclusão tecnológica no Porto

A empresa procura perfis das áreas de Direito, Gestão, Economia e Finanças.

O Centro de Excelência em IT da Natixis, no Porto, vai evoluir para se transformar num hub de inovação (Natixis Innovation Hub) e para isso vai recrutar mais 130 colaboradores de perfis diversificados além dos actuais tecnológicos.

A Natixis instalou o centro  em 2017 para internalizar grande parte dos seus serviços de IT, que até então eram assegurados por fornecedores externos ou equipas dispersas geograficamente. Assim, a empresa passou a dar apoio tecnológico de forma integrada e transversal aos serviços do banco em todo o mundo a apartir do Porto. Hoje, o Centro de Excelência em IT da Natixis conta com 800 colaboradores aos quais se vão juntar novos profissionais nas áreas de Direito, Gestão, Economia e Finanças. Estas novas posições serão integradas em equipas de Gestão de Recursos Humanos, Compliance, KYC – Know Your Customer, Gestão de Risco, BackOffice, entre outras.

O recrutamento já começou e a Natixis oferece aos seus colaboradores, entre outras condições, a possibilidade de  desenvolvimento de carreira que inclui mobilidade interna e internacional; programas de formação técnica e em competências sociais; e metodologias dinâmicas de trabalho, com base na agilidade, na flexibilidade, no empreendedorismo e na criatividade.

Nathalie Risacher, senior country manager da Natixis em Portugal e COO da área de banca empresarial e de investimento da Natixis EMEA, explica a importância da evolução do projecto no País: «A evolução da Natixis em Portugal para um hub de inovação é o resultado do trabalho da equipa que construímos nestes 3 anos, e reflete a aposta do banco em Portugal. Temos um compromisso de longo prazo e a nossa ambição é continuar a crescer. Internamente, tornámo-nos uma referência para a empresa a nível global, como fonte de novas formas de trabalhar, soluções inovadoras e projectos disruptivos. O Porto transformou-se no segundo hub da Natixis na Europa, logo a seguir a Paris. A nossa missão é continuar a inovar para transformar a banca tradicional».

Parceria com escolas para maior inclusão
A tecnológica anunciou também que celebrou um acordo com a Escola Básica e Secundária Clara de Resende, no âmbito do programa Champion for Change, que pretende promover a diversidade e a inclusão no sector da tecnologia em Portugal. Este é o segundo acordo celebrado no âmbito deste programa, seguindo-se à Escola EB 2/3 de Rio Tinto.

Entre as atividades que a Natixis irá realizar com os alunos do 9.º ano da escola estão o Hello Tech e o Shadow Day. A primeira iniciativa é um programa de awareness realizado por colaboradores da Natixis na escola com uma vertente educativa e informativa, com destaque para a partilha de experiências e conhecimentos.

Já no Shadow Day, os alunos irão conhecer as instalações da Natixis onde poderão acompanhar os colaboradores e assistir de perto ao trabalho desenvolvido, bem como participar em desafios adequados ao seu nível de conhecimento.

A  Natixis  salienta, em comunicado, que o programa Champion for Change «não pretende ficar por aqui» e que «já a trabalhar para estender estas iniciativas a outras escolas portuguesas».