NacionalNotícias

KCS iT vai premiar empreendedorismo tecnológico

As inscrições para o Prémio K.Tech estão abertas.

O Prémio K.Tech é uma  iniciativa que integra o Montepio Acredita Portugal, feita em parceria com a consultora KCS iT, que pretende distinguir ideias e projectos tecnológicos.

O concurso pretende apoiar qualquer pessoa com uma ideia de negócio, independentemente da sua idade, nível de formação e localização no território nacional, com know-how especializado para o seu desenvolvimento e avaliação.

Os melhores projectos têm contacto directo com investidores, especialistas e mentores, assim como o acesso a formação personalizada e a oportunidade de integrar um programa de pré-aceleração.

Os vencedores do prémio contarão com o apoio da KCS iT para a sua entrada no mercado, através da atribuição de uma bolsa de horas para implementação das melhores prácticas ao nível de PMI.

Num percurso de seleção que começa pela análise do mercado e do modelo de negócio, os candidatos passam por etapas sucessivas de desenvolvimento, do plano de marketing e plano financeiro à apresentação do projecto em formato de pitch.

O Prémio K.Tech recebeu, na sua última edição cerca de 1700 submissões. Para fazer a candidatura para a edição de 2020, os interessados deverão aceder ao site da Acredita Portugal.

Tiago Farinha, director geral da KCS iT, explica a relevância da parceria: «A qualidade dos projectos recebidos nas últimas edições do Prémio K.Tech apontam para uma extraordinária motivação dos empreendedores nacionais e da qualidade das suas propostas de valor para o mercado. Por esse motivo, continua a fazer-nos todo o sentido estarmos associados a esta iniciativa e apoiar estes projectos no seu desenvolvimento e amadurecimento, para que se possam tornar em soluções viáveis de negócio».

Já Fernando Fraga, director de inovação da Acredita Portugal, realça a importância da tecnologia:  «Montámos em parceria com a KCS iT um prémio dedicado à tecnologia aplicada a sectores industriais tradicionais portugueses, a indústrias que já existam mas que precisem de ser actualizadas, possibilitando a criação de negócios de maior escala, mais sustentáveis e que preservem o conhecimento. A tecnologia não é o objectivo mas é o caminho para lá chegar. A mais-valia da tecnologia e aquilo que fazemos com a KCS iT é levar a tecnologia onde ela ainda não está presente e conseguir desenvolver novas soluções para sectores tradicionais da indústria e elevá-los a um novo patamar de crescimento».