Além Fronteiras

QNAP aposta no mercado empresarial

A empresa de Taiwan organizou o 2020 TechDay nos seus escritórios da capital espanhola. O objectivo foi mostrar como os seus produtos e software estão a evoluir para interagirem, e trabalharem, cada vez mais em conjunto com a cloud.

Mais soluções a pensar na nuvem
Outra novidade que a QNAP apresentou foi a Boxafe, uma solução de backup on- premises para a G suite e Office 365 independente da HBS 3. A ideia é ajudar as organizações que usem serviços da Google e da Microsoft, e queiram fazer cópias de segurança locais em NAS, a salvaguardar a informação e ter uma aproximação à regra 3-2-1, ou seja, três cópias: duas delas em armazenamento diferentes e uma noutra localização.

A QNAP anunciou ainda outras soluções para ajudar as empresas na estratégia de cloud hibrida como QTScloud e o HybridMount. Esta última é uma ferramenta que permite usar armazenamento na nuvem pública com NAS e que actua como uma cache dos ficheiros, o que oferece maior velocidade de download e upload já que o armazenamento local sincroniza automaticamente com a cloud e é compatível com os serviços mais utilizados como Amazon S3, Microsoft Azure, entre outros. Já o QTScloud é uma solução NAS com base na nuvem para armazenamento, backup e partilha de ficheiros. «É uma nova maneira de fazer backup de um NAS on-premises para um NAS na nuvem», disse.

QTS Hero, o novo sistema operativo
Um dos heróis do 2020 TechDay foi mesmo o novo sistema operativo (SO) da QNAP que reúne o melhor do QTS, mas que tem compatibilidade com ficheiros ZFS, para que as empresas, especialmente as que trabalham com ficheiros muito pesados como é caso de edição de conteúdos e vídeo, tenham um «desempenho e fiabilidade mais elevados».

O QTS Hero oferece «melhor integração de dados, protecção, compressão de dados reduzindo a capacidade até 50% através da deduplicação e virtualização». Uma das mais-valias é que a recuperação de ficheiros «demora apenas alguns minutos graças ao uso de discos em RAID e da gestão dos dados em blocos». A marca demonstrou isso mesmo retirando um disco de um sistema que conseguiu recuperar de forma quase instantânea. Pedro Á. Barranquero, marketing & product manager da QNAP, disse que, com o novo SO, «a criação de um sistema NAS completo é possível em apenas quinze minutos».

Para já, o Hero está disponível apenas para alguns modelos de gama mais alta da QNAP uma vez que, para que o sistema de ficheiros ZFS funcione correctamente, é necessário memória RAM ECC, que está apenas disponível nos NAS mais avançados da marca taiwanesa.

Mercado nacional em expansão
Adrian Groba disse que o mercado português é «muito interessante», porque adopta «tecnologia nova mais rápido que o mercado espanhol». As empresas que estão a participar em grande projectos em Portugal são, de acordo com o mesmo, «muito mais acessíveis e flexíveis quando têm de analisar qual a melhor opção dentro das soluções de armazenamento». O responsável esclareceu que o mercado português «é mais competitivo», necessita de «mais rapidez» e que, por isso, «está mais atento ao que existe quando procura soluções ágeis».

Quanto a resultados, Portugal também se destaca com um crescimento de 31%, nos primeiros seis meses de 2019, «o que é bem acima dos 5% que estão estimados para este ano para o mercado de armazenamento», referiu o country manger. Dentro da QNAP, «o mercado português é um case study pelo crescimento registado», explicou. Em relação ao ano passado, houve já um aumento de receitas de 26%, que a empresa espera manter até ao fim do ano.

Para ajudar a manter os bons resultados, a QNAP vai avançar com «um programa de parceiros em Espanha, que se for bem-sucedido será transposto para Portugal», disse Adrian Groba. O programa terá níveis diferentes, com consultoria, serviços de pré e pós-venda e formação.