Além Fronteiras

QNAP aposta no mercado empresarial

A empresa de Taiwan organizou o 2020 TechDay nos seus escritórios da capital espanhola. O objectivo foi mostrar como os seus produtos e software estão a evoluir para interagirem, e trabalharem, cada vez mais em conjunto com a cloud.

A QNAP apresentou a sua estratégia até 2020 e a nova gama de produtos, assim como novas soluções que ligam os NAS (Network Attached Storage) à cloud de forma mais rápida e fácil e que permitem às empresas terem uma abordagem híbrida à nuvem.

Adrián Groba, country manager Spain & Portugal da QNAP, explicou, à businessIT, que a empresa quer apostar «cada vez no mercado enterprise», especialmente porque têm visto que há muitas organizações, como PME que estão a começar e precisam de «soluções mais simples, para menores volumes de dados».

Por outro lado, Adrián Groba referiu que empresas na área do «entretenimento e de produção de conteúdos que trabalham com ficheiros grandes, necessitam de rapidez na transferência» dos mesmos.

O responsável salientou ainda que as soluções NAS da QNAP permitem «flexibilidade, já que oferecem armazenamento local que pode estar nas secretárias, sem necessitar de racks, e que não obriga a ter conhecimentos avançados dos serviços». E a aposta é clara: «Estamos a ver que o futuro está na vertente empresarial e de canal».

Foco na nuvem
A cloud é, hoje, parte da estratégia de qualquer empresa e a QNAP está atenta a este movimento; é por isso os novos desenvolvimentos de software da marca são cada vez mais focada no uso conjunto da nuvem pública com a nuvem privada dos sistemas NAS e on-premises, ou seja ter «cloud com as vantagens do armazenamento local», destacou. «Segurança, privacidade, permissões de acesso diferenciadas para cada utilizador e velocidade de transferência» foram alguns dos benefícios referidos por Adrián Groba.

Uma das principais funções dos NAS é servirem de backup dos dados, quer empresariais, quer pessoais. Assim, entre as novidades apresentadas destaque para o QNAP HBS 3, a nova versão do Hybrid Backup Station, que possibilita ter armazenamento e fazer cópias de segurança multicloud e que é compatível com os serviços de cloud pública mais populares como Dropbox, Google Drive, OneDrive, entre outros.

Além disso, incorpora tecnologia de de duplicação de dados, a QuDedup, que reduz o tempo e tamanho do backup, diminui a duração do restauro, facilita a sincronização e oferece apoio ao armazenamento de objectos (dados não estruturados), além de ficheiros. Adrian Groba revelou que a deduplicação pode mesmo «reduzir o espaço necessário de uma cópia de segurança em 75%».