InternacionalNotícias

Google Cloud anuncia actualizações na sua plataforma de inteligência artificial

As novas opções de hardware e de software da plataforma vão tornar os workloads de machine learning mais rápidos.

A Google anunciou que actualizou a plataforma de inteligência artificial (IA) do serviço Cloud, quer ao nível do hardware quer do software, que a vão tornar mais rápida e flexível para correr workloads de machine learning.

A Plataforma IA Prediction permite que os cientistas de dados usem modelos para previsões online sem terem a necessidade de entender as estruturas de machine mearning e sem terem que gerir infraestruturas de servidores, já que a plataforma gere a escalabilidade e os servidores para correr os modelos.

Agora, a Plataforma IA Prediction permite ao utilizador escolher entre um conjunto de tipos de máquinas de Compute Engine para correr o seu modelo. Os cientistas poderão adicionar GPU, como o T4 da Nvidia, e RAM para melhorar o desempenho. Os novos tipos de máquina da plataforma da Google Cloud também são mais fáceis de monitorizar e de fazer debug.

No que diz respeito ao AI Platform Training, os data scientists podem agora executar um script em qualquer tipo de hardware sem terem de gerir as máquinas necessárias. Além disso, podem criar containers Docker no serviço e treinar um modelo em qualquer idioma, estrutura, etc e ter built-in algorithms, que permitem uma classificação completa de imagens ou um modelo de detecção de objectos a partir de arquitecturas de última geração disponíveis -sem precisar escrever nenhum código.

Henry Tappen, product manager da Cloud AI Platform, explicou a importãncia das novidades: «A Plataforma Cloud AI simplifica os processos de treino e de implementação dos modelos permitindo que se concentre na utilização da IA para resolver os problemas mais desafiantes. Com mais opções de hardware e opções de escolha no software de treino estamos ansiosos para ver quais os desafios em que os clientes irão recorrer à IA para os resolver».