NacionalNotícias

INCoDe.2030 lança instrumento de avaliação de competências digitais

O Quadro Dinâmico de Referência de Competência Digital vai certificar o nível digital dos portugueses, quer por autodiagnóstico, quer por entidades certificadoras.

A Iniciativa Nacional em Competências Digitais e.2030, Portugal INCoDe.2030 lança o Quadro Dinâmico de Referência de Competência Digital (QDRCD), um instrumento de avaliação as aptidões digitais da população.
Baseado no Quadro Europeu de Competências Digitais para Cidadãos (Digital Competence Framework for Citizens).

O QDRCD tem três grandes objectivos: apoiar a definição de políticas e estratégias; desenhar programas de educação e avaliar e certificar competências, quer por autodiagnóstico, quer por entidades certificadoras.

O documento contempla cinco áreas de competência: Literacia da Informação, Comunicação e Cidadania, Criação de Conteúdos, Segurança e Privacidade, e Desenvolvimento de Soluções. O nível de proficiência, que inclui exemplos de uso no dia-a-dia, vai do básico ao altamente especializado.



O QDRCD, que está disponível no site do INCoDe.2030, foi desenvolvido em colaboração com a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), a Direção-Geral de Educação (DGE), a Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas (INA), a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e os Doutores António Moreira e Margarida Lucas da Universidade do Aveiro.

Business-IT

Deixe uma resposta