NacionalNotícias

Plataforma de inovação da Glintt lança novos projectos

Algoritmia inteligente no apoio à decisão clínica e maior envolvimento de cada pessoa na gestão da sua saúde são as áreas de foco dos dois novos projectos da Glintt Inov.

A Glintt vai lançar para o mercado novos projectos no âmbito da sua plataforma de inovação, a Glintt Inov, que tem como objectivo impactar e transformar o sector da saúde, melhorar a qualidade de vida das pessoas de forma sustentável, reduzir o risco da doença e criar condições para uma melhor resposta do sistema alargado de saúde.

Após concurso realizado junto dos colaboradores da empresa, a Glintt Inov seleccionou duas iniciativas para avançar para o mercado, o Game4Life e o G-Diagnosis.

O Game4Life é uma «aplicação que tem como principal intuito acompanhar o doente crónico ou os doentes que necessitam de ter um plano de acompanhamento prescrito pelo seu médico e com acompanhamento pelo seu farmacêutico de confiança», revelou a Glintt em comunicado.

Contrariamente à maioria das apps para controlo de diabetes existentes, que só permitem o registo de informação, a nova aplicação da Glintt Inov permite que o doente receba aconselhamento e orientação da parte dos profissionais de saúde.

Segundo a empresa, o objectivo é que o Game4Life se torne «a aplicação de referência no sector da saúde e no acompanhamento da doença crónica, de modo a reduzir a taxa de hospitalização bem como melhorar a qualidade de vida do doente, garantindo uma ligação e monitorização contínua».

Já o G-Diagnosis apresenta-se como uma ferramenta de suporte à tomada de decisão clínica, utilizando  inteligência artificial no dia a dia dos médicos. A solução usa resultados analíticos de exames e análises, historial clínico do paciente, antecedentes familiares e dados sociodemográficos e aplica algoritmos de machine learning para ajudar no diagnóstico de doenças, apresentando aqueles com maior probabilidade de ocorrência.

Numa primeira fase, o G-Diagnosis vai focar-se na fibromialgia, uma patologia cujo diagnóstico é, tipicamente, muito demorado e de custo elevado, justificado pela natureza diferencial do seu diagnóstico.

Com a plataforma, pretende-se reduzir o custo associado à realização de exames de despiste e aumentar a produtividade dos serviços, contribuindo para a melhoria da prestação dos cuidados de saúde. A longo prazo, este investimento poderá traduzir-se numa diminuição de custos para as unidades de saúde e menores transtornos para os doentes.

«Todos os projectos trazem uma visão de que é fundamental olhar para o ecossistema da Saúde como um todo. O objectivo é perceber de que forma pode a tecnologia ser utilizada para alcançar melhores cuidados de saúde e melhorar a eficiência das suas instituições», explicou João Paulo Cabecinha, administrador executivo da Glintt.

O responsável revelou ainda como é feito o processo de escolha das iniciativas: «Dos projectos de inovação que nos são apresentados, olhamos para os que sejam centrados na pessoa, isto é, que melhorem de facto a sua qualidade de vida e o seu bem-estar, para os que permitam que a informação vá através das pessoas e sejam, sobretudo, baseados em tecnologia. Aqui poderemos falar da apresentação de novos métodos ou da transformação de processos, que hoje se fazem de determinada forma, mas que ao se modificarem as tecnologias, poderão passar a monitorizar e acompanhar o doente continuamente, independente do ponto onde ele esteja e dando informações aos profissionais de saúde. Porque no final, a Inov – assim como os projectos que apoia – apenas pretende reformular o sistema de saúde».