AgendaNacionalNotícias

DnA 2019 quer mostrar como «os dados são centrais para o sucesso das organizações modernas»

A Xpand IT anunciou a primeira edição do evento Data ‘n’ Analytics 2019 (DnA) que se vai realizar no próximo dia 30 de maio no Museu Fundação Oriente, em Lisboa.

Sob o mote Building a Smarter Future, o DnA 2019, que é organizado pela tecnológica Xpand IT, vai ter a sua primeira edição dando sequência ao evento o Cloudera & Big Data Ecosystem.

Nuno Barreto, partner & Big Data lead  da empresa, explicou à businessIT o porquê desta alteração estratégica: «Existem tantas ramificações da utilização de dados que quisemos criar um formato que, não perdendo o foco em Big Data, pudesse abarcar outros elementos altamente complementares. Para além da componente de analytics, quisemos também ter espaço para discutir o papel de data science neste contexto, que é uma nova área de foco da Xpand IT, e para a ligação que existe entre aplicações end-user e a alavancagem de dados».

O responsável salientou ainda como a Xpand IT aborda as aplicações end-user e os dados: «Dada a nossa experiência e visão, são componentes geradores de grandes sinergias, com destaque para a forma como podemos usar tecnologia Big Data para, em real-time, possibilitar experiências de utilizador diferenciadoras».

O que podemos esperar do DnA 2019?

Sobre o que podemos esperar do evento, Nuno Barreto explicou que será um «um evento para todos os que entendem que os dados são centrais para o sucesso das organizações modernas e que querem saber de que forma a tecnologia pode ajudar e ganhar alguns insights sobre como os outros o estão já a fazer».

Para tal, vão existir apresentações asseguradas pela Xpand IT, de clientes a mostrar as suas realidades e de parceiros tecnológicos. A keynote vai ter um formato «menos convencional», mas que a empresa «espera que seja refrescante».

O partner & Big Data lead  destacou os pontos altos da agenda: «Depois de uma keynote mais específica, a cargo do CEO da Xpand IT, partimos para uma visão mais abrangente sobre o papel dos dados, com uma keynote mais vasta, que irá demonstrar como tirar partido dos dados end-to-end. Tendo como ponto de partida uma aplicação mobile, vamos explicar como tornar essas aplicações mais ricas e interactivas, com recurso a tecnologias near-real-time e analíticas Big Data, sem esquecer a capacidade de geração de informação de gestão on-demand, e claro, como, através de técnicas de analítica avançada (por exemplo, machine learning), podemos levar mais além a qualidade de serviço».

Durante o evento vão ainda ser apresentados «cenários implementados pela Xpand IT em diversas indústrias com recurso a inúmeras tecnologias», mas também testemunhos de alguns clientes, tais como o Santander, EDP Comercial ou a Conceito.

Os dois primeiros, Santander e EDP Comercial, com casos de implementação de Big Data para resolver problemas operacionais e analíticos recorrendo à tecnologia Hadoop, e o último, a Conceito, com um caso de implementação de Tableau como ferramenta de self-service BI.

Nuno Barreto, disse que ainda que o objectivo do DnA é claro: «Temos tido feedbacks positivos ano após ano e audiências crescentes e queremos que este evento seja cada vez mais relevante no panorama tecnológico».

Destinado a gestores, executivos, analistas de negócio, responsáveis de TI e gestores de data warehouse e infraestruturas, as inscrições para o evento  decorrem até ao dia 29 de maio e podem ser feitas de forma gratuita no website da Xpand IT.