NacionalNotícias

Vodafone Portugal e Vodafone Espanha realizam ligação 5G em roaming

As duas Empresas do Grupo Vodafone concretizaram primeira sessão mundial 5G em roaming em mobilidade.

A Vodafone Portugal e a Vodafone Espanha deram mais um passo no desenvolvimento da quinta geração móvel ao realizarem, pela primeira vez a nível mundial, uma sessão 5G em roaming em mobilidade.

Iniciativa decorreu com a Ericsson, parceiro estratégico da Vodafone Portugal e consistiu numa demonstração de gaming, com dois jogadores profissionais da ESL a defrontarem-se, em tempo real, enquanto atravessavam a fronteira entre Valença e Tui ligados à rede móvel do futuro.

O evento evidenciou a eficácia da rede móvel, que manteve o bom desempenho e de forma ininterrupta – com tempos de resposta muito curtos e velocidades elevadas – enquanto os jogadores se deslocavam entre os dois países.

Na sessão foram utilizadas oito antenas 5G, a funcionar com espectro cedido temporariamente pela Anacom na faixa dos 3,6GHz.  As antenas Ericsson AIR 6488 5G foram instaladas em estações já existentes em Portugal e Espanha e permitiram tirar-se igualmente partido da actual rede 4G , em linha com as especificações 5G Non-Standalone (NSA).

As antenas 5G implementam as tecnologias Massive MIMO e ‘beam forming’, duas das inovações que suportarão a próxima geração de comunicações móveis e que garantem maior capacidade, eficácia e eficiência espectral.

A demonstração contou ainda com a parceria do Grupo Salvador Caetano e da Toyota Portugal e permitiu também «mostrar, para além do gaming em mobilidade, uma solução de infotainment, com pontos de interesse turísticos de Valença e Tui e outras informações adicionais», revelou a Vodafone, em comunicado.

«Realizar este use case é uma excelente forma de mostrar as inúmeras potencialidades da quinta geração móvel, em particular, a baixa latência.  Será graças a esta característica disruptiva que conseguiremos impulsionar, no futuro, inovações que vão transformar por completo as nossas vidas, tais como carros autónomos, cirurgias à distância ou negócios assentes em realidade virtual e aumentada», afirmou Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal.

«Com mais esta demonstração, que prova que o desenvolvimento tecnológico e a inovação não têm fronteiras, a Vodafone Portugal dá provas que tem todas as condições para liderar a introdução do 5G em Portugal», concluiu o responsável.