NacionalNotícias

SWORD Health fecha financiamento de 7,1 milhões de euros

A startup portuguesa, que criou o primeiro sistema de fisioterapia digital que alia inteligência artificial (IA) a equipas clínicas humanas, acaba de anunciar que fechou um financiamento no montante de 8 milhões de dólares, cerca de 7,1 milhões de euros.

A ronda de investimento de série A, que  foi liderada pela Khosla Ventures e apoiada por outros business angels e investidores, vai permitir à SWORD Health reforçar a sua expansão para os Estados Unidos, desenvolver as capacidades de engenharia do  produto e investir na validação clínica.

O Terapeuta Digita da SWORD leva a fisioterapia a casa dos pacientes, tornando-a mais conveniente e fácil de usar. Paralelamente, uma equipa clínica composta por fisioterapeutas e médicos prescreve, avalia, valida e supervisiona de forma remota todo o programa terapêutico.

Esta abordagem permite reduzir a dor e incapacidade associadas às patologias musculoesqueléticas, que afectam uma em cada três pessoas no mundo e mais de metade da população americana, diminuindo assim os gastos com cirurgias e medicamentos.

A SWORD Health já está a trabalhar com algumas das maiores seguradoras dos EUA para tratar e prevenir as doenças musculoesqueléticas.

O objectivo final é reduzir para metade os custos com estas patologias nos Estados Unidos, que representam anualmente 190 milhões de dólares (168 milhões de euros) fornecendo ao mesmo tempo uma terapia com maior qualidade e conforto aos pacientes.

Virgílio Bento, fundador e CEO da SWORD Health revela a importância do investimento: «Já provámos que conseguimos tornar possível o impossível ao desenvolver uma nova tecnologia totalmente impensável. Com esta ronda queremos passar do possível para o inevitável. As doenças musculosqueléticas estão a provocar e a aumentar o absentismo laboral, a promover o consumo de opioides e a abrir caminho para cirurgias evitáveis. Estamos a construir os próximos 50 anos da fisioterapia mundial e a redefinir os cuidados de saúde para estas patologias».