NacionalNotícias

Cisco investe em laboratório LoRa no ISCTE-IUL

A Cisco e o Instituto Universitário de Lisboa – ISTAR reforçam o apoio ao Laboratório LoRa (tecnologia wireless Long-Range Low-Power) sediado no ISCTE-IUL.

O LoRaLAB é um espaço de desenvolvimento de aplicações que usam tecnologia de radiofrequência que permite a comunicação a longas distâncias com um consumo mínimo de energia que tem sido muito aplicada em soluções IoT (Internet of Things).

O laboratório conta com 12 meses de existência e apresenta já cinco soluções desenvolvidas em conjunto com empresas, que permitem a utilização da tecnologia LoRa Cisco, entre eles uma parceria com a ARQUILED.

Este projecto com a fabricante de iluminação LED consistiu no desenvolvimento de um módulo de comunicações LoRa, que substitui as comunicações tradicionais baseadas em GSM, para controlar as luminárias a nível individual ou em rede.

No LoRaLAB foram ainda desenvolvidos produtos LoRa em IoT que atravessam todas as fases – desde a concepção, à construção e ao teste – como sensores para recolha de dados ambientais e consumos de energia em espaços interiores.

Está também em curso um projecto a dois anos, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, para fomentar a mudança de comportamentos em espaços partilhados.

O projecto  visa a redução do consumo de energia para melhorar a sustentabilidade ambiental em espaços partilhados, neste caso aplicado a um campus universitário. A iniciativa irá envolver toda a comunidade ISCTE-IUL e consistirá na implementação de estratégias IoT e de uma rede de sensores com a transmissão LoRa implementada pela Cisco.