NacionalNotícias

IAPMEI certifica empresas candidatas ao Tech Visa

O IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, revelou que as empresas já podem candidatar-se à certificação para o programa Tech Visa 2019.

Depois da publicação da Portaria que regulamenta o programa, já se encontra disponível o link para a plataforma onde as empresas interessadas podem fazer a sua candidatura.

O Tech Visa faz parte da  Estratégia Nacional para o Empreendedorismo StartUP Portugal e dirige-se «a empresas que desenvolvam actividade na área da tecnologia e inovação, que pretendam contratar quadros altamente qualificados e especializados, oriundos de países estrangeiros à União Europeia».

O IAPMEI será assim, uma vez mais, responsável pela certificação das candidaturas, que envolve outras entidades, como o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e a Direcção-Geral dos Assuntos Consulares no processo de atribuição de vistos de residência para os profissionais contratados pelas empresas certificadas.

O presidente do IAPMEI, Nuno Mangas, sublinhou que «o Tech Visa é um instrumento fundamental para que as empresas portuguesas tenham a capacidade de atrair talento para o país. O processo de contratação de quadros altamente especializados de países externos à União Europeia, que era um problema para as empresas portuguesas, particularmente para as tecnológicas, tem agora um acesso muito mais simplificado».