InternacionalNotícias

Sophos reforça Firewall XG para impedir ciberataques avançados

A Sophos anunciou que a XG Firewall inclui agora a proteção de movimento lateral para prevenir ciberataques manuais ou exploits de invasões anteriores numa rede comprometida.

A solução interage automaticamente com os produtos da Sophos e com o Security Heartbeat, que permite o isolamento automático de endpoints de alto risco de outros endpoints no mesmo domínio de transmissão ou segmento de rede, para oferecer um nível mais elevado de protecção.

Assim, segundo a empresa, isso «cria uma solução inteligente que pode prever e proteger proactivamente contra as ameaças, detectar e prevenir outra invasão ao isolar os equipamentos e ao resolver o problema».

«Muitas organizações estão preparadas para se protegerem contra os ataques de bots automáticos conduzidos por humanos, mas não interativos. Se os adversários activos entrarem num sistema podem “pensar de forma lateral” para resolver os bloqueios, evitar a detecção e circular num sistema. É difícil pará-los, excepto se as medidas de segurança indicadas estejam implementadas», alerta Dan Schiappa, senior vice president e general manager of products da Sophos.

«Impedir movimentos laterais – de adversários ativos ou de exploits maliciosos – ao partilhar inteligência entre a firewall e endpoints e isolar automaticamente os sistemas infectados é essencial para todas as organizações atualmente», acrescenta.

«Infelizmente, muitos ambientes empresariais podem ter ângulos ocultos nos seus switches ou segmentos LAN, e estes podem tornar-se plataformas de lançamento secretas para ataques. As novas características do Sophos XG Firewall evitam que as ameaças avancem, mesmo onde a firewall não tem um controlo directo no tráfego», conclui o responsável.