NacionalNotícias

BEI e IFD têm 200 milhões de euros para inovação nas PME

O Banco Europeu de Investimento (BEI) e a Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD) vão conceder financiamento às pequenas e médias empresas portuguesas que foram objecto de uma reestruturação bem-sucedida e que necessitam de fundos para investir em inovação.

Em conjunto, as duas instituições vão disponibilizar 200 milhões de euros para apoiar a modernização e a capitalização das PME e mid-caps portuguesas.

A iniciativa pretende concretizar mais uma das medidas previstas no Programa Capitalizar, operacionalizado pelo Ministério da Economia: proporcionar o acesso ao financiamento a empresas recentemente reestruturadas, que têm maiores dificuldades a aceder ao crédito bancário.

Este novo instrumento prevê não apenas o apoio directo a investimento em capital fixo associado ao desenvolvimento de projectos que visem a recuperação empresarial, mas também o apoio a necessidades de fundo de maneio resultantes do desenvolvimento de tais projectos.

«As pequenas e médias empresas são fundamentais para promover o crescimento económico e a criação de emprego em Portugal. Através deste financiamento, o BEI está a apoiar empresas que passaram por uma reestruturação de forma bem-sucedida e que agora procuram financiamento para os seus projectos de modernização promovendo ao mesmo tempo a inovação» indicou Emma Navarro, vice-presidente do BEI.