InternacionalNotícias

Solução que converte energia solar em eléctrica vence Big Smart Cities

A BeON, que desenvolveu uma solução que converte energia solar em eléctrica é a grande vencedora da 6.ª edição do Big Smart Cities, concurso promovido pela Vodafone e pela Ericsson.

A startup que angariou o primeiro prémio da competição de empreendedorismo e inovação no valor dez mil euros e terá agora incubação no Vodafone Power Lab. A BeON foi criada por dois colegas do Instituto Superior Técnico e desenvolveu o «primeiro microinversor do mundo concebido para ligar um sistema fotovoltaico directamente a uma tomada«, refere a Vodafone em comunicado.

A instalação deste equipamento é feita através de um kit simples e intuitivo do it yourself, que possibilita a montagem do sistema em 30 minutos, mesmo sem conhecimentos técnicos.

Além do grande prémio final, foram ainda atribuída o galardão Big 5G Winner, com prémio de cinco mil euros à Parkio. Esta aplicação permite conectar vários dispositivos colocados em veículos e, a partir dos dados recolhidos, gerir melhor os lugares num parque de estacionamento, facilitando ainda a tarefa do pagamento do condutor.

A SkinSoul, que tem uma tecnologia de detecção e prevenção de cancro de pele que através de um smartphone recorre a análise de milhares imagens utilizando inteligência artificial para apoiar o diagnóstico de melanomas, recebeu uma menção honrosa que corresponde a um prémio de 2500 euros.

Já o prémio do público foi para a Nimest que possui um assistente de viagem inteligente, que acompanha os turistas enquanto visitam as cidades, recriando, em realidade aumentada, figuras histórias e culturais dessas cidades.

Os vencedores do Big Smart Cities vão agora ter oportunidade de testar os seus projectos no município de Cascais e vão ainda ter acesso à Rede Nacional de Cidades Experimentais.

Paralelamente decorreu o 5G University Challenge. Esta competição encontrou as melhores ideias universitárias que ganharam mil euros e acesso a estágios na Vodafone e na Ericsson Portugal.

A Eagle Stream, uma app que usa inteligência artificial para ligar os conteúdos gravados por vários telemóveis e compilá-los num vídeo que mostra todas as perspectivas de um evento, e a Smarty Smart Display, uma ideia para ecrãs inteligentes com conteúdos interativos foram desenvolvidas no Instituto Superior Técnico.

«A terceira ideia vencedora, a RewardYourWaste, teve origem na Universidade Católica e promove a reciclagem, aliada a recompensas, oferecendo descontos em vários produtos», revela a empresa de telecomunicações.