Em Foco

Data center: um rei sem trono

A necessidade de flexibilidade

A Dell EMC, com presença em Portugal, é um dos players que actua neste mercado. António Jerónimo, advisory system engineer da empresa norte-americana, avança que o sector dos centros de dados tem enfrentado mudanças do ponto de vista do hardware, do software mas também dos serviços. Para a Dell EMC, o data center do futuro «tem de ser capaz de entregar escalabilidade, automatização e segurança integrada para as empresas».

Basicamente, a Dell EMC acredita que a tendência é para que os centros de dados do futuro sejam cada vez mais diferenciados. «Os data centers vão ficar cada vez mais densos, menores e distribuídos pelos lugares onde fazem mais sentido para os negócios». Isto é, ficarão cada vez mais inteligentes e eficientes quer do ponto de vista económico, quer energético, diz António Jerónimo. «Os data centers continuam na tendência de deixar de ser ilhas rígidas e irão tornar-se cada vez mais flexíveis para acompanhar as tendências do mercado».

Este responsável explica ainda que os data centers são impactados pelo aumento da largura da banda das comunicações, pelo surgimento das cidades digitais e pela explosão da IoT, o que vai exigir a que estes tragam ainda mais eficiência e optimização às empresas. «Os data centers do futuro devem acompanhar o ritmo de crescimento da organização, para que os sistemas críticos da empresa continuem a funcionar sem causa interrupções ao negócio». Devem, por isso, ser entendidos como o sistema nervoso das organizações no futuro, afirma António Jerónimo. Outra característica dos centros de dados é não “equacionarem” a hipótese de falhar, pois as empresas correm o risco de comprometer as suas operações e respetivo lucro. «É imprescindível que o data center esteja sempre disponível para assegurar a continuidade do negócio. Outro ponto essencial é a segurança dos data centers».

Sem complexidade e sem grandes custos

Na conjuntura actual, as empresas precisam de soluções tecnológicas que respondam às suas necessidades de negócio com uma velocidade e qualidade cada vez maiores, mas sem que isso se torne complexo e caro. Esta é uma opinião que parece ser generalizada a todos os analistas. António Jerónimo diz que este é um «grande desafio para os fornecedores» que passa por encontrar a melhor solução de infra-estrutura e gestão de dados com segurança, custo controlado e agilidade. «A escalabilidade da solução, a expansão ou redução da estrutura de acordo com as operações e necessidades da empresa são fundamentais para a actuação no mercado cada vez mais competitivo de hoje».

O responsável enfatizou ainda o facto do crescimento económico, da redução de custos e da melhor infra-estrutura irem continuar a estar no pódio do que as empresas procuram quando necessitam de transformar os seus data centers, pois no futuro a tecnologia irá continuar a ser a grande aliada dos negócios.