NacionalNotícias

Novabase lança nova versão do Symetria

A Novabase anunciou uma nova versão do Symetria, a sua plataforma de report regulatório.

A solução simplifica as obrigações de reporting e compliance, garantindo o cumprimento das obrigações do quadro regulatório determinado pelos reguladores e dispõe de funcionalidades de análise e gestão de risco.

Além disso, o Symetria permite gerir e monitorizar todo o processo de consolidação da informação que tem de ser reportada à Central de Responsabilidades do Banco de Portugal, «garantindo os protocolos impostos por este regulador, centralizando a informação disseminada por este e assegurando que todas as instituições financeiras têm acesso à informação das responsabilidades de crédito dos seus clientes», revela a empresa.

Uma das novidades desta versão é a detecção de anomalias através de inteligência artificial (IA). A plataforma identifica potenciais erros, duplicações ou outro tipo de anomalias, tendo um motor de regras de validação de dados que integra com cada modelo regulatório.

Com uma ferramenta analítica que lhe permite explorar os dados provenientes de múltiplas fontes, a plataforma interpreta as questões colocadas pelo utilizador usando NPL (Natural Language Processing) e Inteligência Artificial para apresentar a informação mais relevante.

Esta funcionalidade é complementada com a geração automática da melhor visualização possível para os dados, o que permite facilitar a sua geração e interpretação.

«A nova versão do Symetria inclui também suporte para multi-regulação e multi-geografia, o que quer dizer que se adapta facilmente aos requisitos das diferentes exigências de reporting um pouco por todo o mundo», explica Afonso Mota, executive director da Novabase.

«O Symetria integra, agora, uma gestão centralizada do calendário de report regulatório, o que capacita as equipas para fazer uma gestão proativa do risco, antecipando tarefas. Permite também sincronizar os ciclos de reporting com as diferentes regulações e suas interdependências», acrescenta o executivo.