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WeDo: IoT é a maior ameaça de fraude nas telecomunicações

Pixabay

Um inquérito realizado pela WeDo Technologies revelou que 57% dos operadores de telecom consideram a Internet of Things (IoT) a maior ameaça de fraude da indústria.

O questionário, que foi realizado no final do mês de Outubro nos EUA no âmbito do evento Worldwide User Group (WUG) Americas da tecnológica portuguesa, contou com cerca de 100 participantes, representantes de 25 operadoras de telecomunicações de todo o mundo.

Os resultados identificarão as principais ameaças do negócio na área das telecomunicações. Para 57% e 26% dos inquiridos a IoT e o Internet Protocol «Everything» são as tecnologias diruptivas que representam maior fonte de risco para a indústria, respetivamente.

Segundo as operadoras, as ameaças decorrentes desta transformação digital afectam principalmente os departamentos de TI (39%), Redes e Engenharia (39%) e Legal (10%).

Quando questionados sobre as medidas a tomar para minimizar ou evitar exposição a ameaças de fraude, 47% dos operadores admite adotar um modelo contra a subscription fraud (fraude de identidade) como solução de gestão de risco, seguido de soluções de high usage fraud (fraude de abuso de serviço) com 27% e bypass fraud (17%).

Segundo a WeDo, a fraude ligada a identidade continua a ser «o principal método de fraude a afectar a indústria das telecomunicações, que graças à sua rápida propagação representa perdas anuais significativas para as operadoras».

«Tal como este inquérito confirma, as novas tecnologias trazem também consigo um conjunto de desafios e ameaças que têm de ser endereçadas de forma eficaz e efetiva, num momento em que a internet permite uma massificação instantânea de tudo», explica Rui Paiva, CEO da WeDo Technologies.

“É com estas ameaças em vista que desenvolvemos soluções robustas e flexíveis que previnem e detetam a fraude em tempo real, podendo bloquear instantaneamente qualquer chamada ou sessão de conetividade sempre que exista um risco inerente. É com esta confiança que os nossos clientes – Operadores de Telecomunicações – mantêm os seus clientes, protegidos, satisfeitos, fidelizados e livres de ameaças maliciosas.”