InternacionalNotícias

NEC e Arm vão desenvolver soluções seguras de IoT para smart cities

A NEC Corporation anunciou uma colaboração estratégica com a Arm Limited para o desenvolvimento de soluções seguras de Internet das Coisas (IoT), baseadas em inteligência artificial (IA), para cidades inteligentes.

A NEC vai adotar a Arm Platform Security Architecture (PSA) para construir dispositivos que possam ser ligados de forma segura. A estrutura inclui o conceito de modelagem de ameaças, diretrizes de desenho e recursos de implementação que reduzem o custo, a complexidade e o risco associado à segurança da IoT.

«O ritmo de implementação de dispositivos IoT está a crescer rapidamente e as cidades inteligentes serão um importante caso de uso para a IoT com utilização de IA», afirmou Chet Babla, vice-presidente de soluções na divisão de IoT Device IP da Arm.

«Garantir que os dispositivos de IoT são seguros não é negociável e é por isso que a Arm está a trabalhar com parceiros como a NEC para mudar as bases económicas da segurança, fornecendo a estrutura comum que a PSA permite», acrescentou.

A NEC vai também desenvolver um acelerador do tipo caixa, um dispositivo especializado com reconhecimento facial em tempo real que será gerido e provisionado de forma segura pelo gestor de dispositivos Arm Pelion.

Este será equipado com o processador Arm Cortex-A53 para acelerar o processo e permitir análises mais rápidas, assumindo a carga de trabalho de análise realizada nos servidores ou na cloud, com isso ajudando a reduzir os custos de redes e sistemas.

«Esperamos que o novo acelerador promova mais adoção do reconhecimento facial em muitas áreas, incluindo nos setores de segurança pública, entretenimento e transportes, pois contribui para a segurança e a conveniência dos consumidores em todo o mundo», afirmou Naoki Hashitani, vice-presidente sénior da NEC Corporation.

A NEC já começou a desenvolver um projeto de cidade inteligente que tira partido da tecnologia Arm na cidade costeira de Shirahama, na zona oeste do Japão.

A empresa pretende iniciar uma prova de conceito de um projeto turístico com introdução de funções de Smart Check-In e Smart Shopping, em dezembro de 2018. Espera-se que esses serviços permitam que os visitantes façam o check-in nos quartos de hotel e efetuem pagamentos sem dinheiro através do uso de autenticação facial.