MercadoNotícias

Estudo confirma que as empresas não estão preparadas para um ciberataque em IoT

Pixabay

Um estudo da Trend Micro mostra a falta de preparação das empresas para lidarem com um ciberataque relacionado com a Internet das Coisas (IoT).

O crescente número de dispositivos conectados aumenta as ameaças cibernéticas nas empresas, o relatório, realizada em conjunto com a Vanson Bourne, que foi realizado a 1150 decisores de TI e segurança em todo o mundo, mostra uma grande discrepância entre o investimento em sistemas de IoT e a segurança para protegê-los.

Assim, 43% dos inquiridos reconhecem que a segurança é uma questão fundamental na implementação de projetos de IoT. Além disso, embora quase 63% concordem que as ameaças cibernéticas relacionadas com o IoT aumentaram nos últimos 12 meses, apenas 53% (75% no Japão) pensa que os dispositivos conectados são uma ameaça à sua própria organização.

O resultado da pesquisa também revela a necessidade de alguns testes mínimos antes da implementação de IoT, para garantir que os novos dispositivos adicionados a ambientes corporativos sejam seguros.

As empresas afirmam ter sofrido uma média de três ataques em dispositivos conectados nos últimos 12 meses.

Na verdade, 38% das organizações que já implementaram ou planeiam implementar uma solução de IoT integraram os decisores de TI e segurança na sua equipa no processo de implementação. Uma percentagem que é reduzida para 32% no caso de uma fábrica inteligente, 30% em serviços inteligentes e 30% em dispositivos portáteis.

O relatório revela que para 52% das empresas consultadas a principal consequência do resultado de sofrer uma quebra na segurança seria a perda da confiança do cliente, seguida por uma perda económica (49%), perda de informações de identificação pessoal (32%), sanção económica dos reguladores (31%) e uma violação dos regulamentos de segurança de dados (28%).

«O investimento significativo nessa tecnologia em todo o mundo é a prova de que as soluções de IoT podem trazer muitas vantagens para as empresas. Mas se a segurança não for incorporada no desenho das soluções de IoT, e os SDMs não estiverem envolvidos no processo da sua implementação, as empresas poderiam enfrentar danos muito maiores do que os benefícios oferecidos por essa tecnologia conectada», assegura Kevin Simzer, diretor de operações da Trend Micro.

Os resultados mostram que se está a investir significativamente nos sistemas de IoT, com empresas que gastam mais de 2 milhões de euros em média a cada ano. Dado o investimento financeiro significativo e o impacto significativo nas organizações que poderiam advir de um ataque cibernético contra esses sistemas, a segurança deve ser uma prioridade para ajudar a mitigar esse risco.