Reportagem

Meios de pagamento: o dinheiro físico tende a desaparecer 

O mercado dos meios de pagamentos tem vindo a reinventar-se, muito por culpa das alterações no mercado regulador, que vão propiciando o aparecimento de novas empresas e modelos de negócio. Um recente estudo da Indra-Tecnocom revelava que os utilizadores, hoje, preferem a segurança nas compras online e estão familiarizados com sistemas de dupla autenticação.

De acordo com o estudo, o ritmo com que as entidades fornecedoras de serviços de pagamento irão encarar a transformação digital dependerá de tendências externas – avanços tecnológicos, mercado regulador e uma intensificação sem precedentes da concorrência – assim como de factores internos, tanto da indústria como de estratégia institucional.   E explica que, no mundo dos pagamentos, o back-office, as infra-estruturas, as câmaras de compensação e liquidação e as normativas ou acordos da indústria que determinam as relações interbancárias são elementos fundamentais.

O mercado português

No caso de Portugal, o País estabilizou em relação aos níveis transaccionais pré-crise, menciona o estudo. Já em termos de valor das transacções de pagamento, os cartões representam 29,5%, apenas superado pelas transferências interbancárias (42,4%).
Em termos de volume, os cartões representam 86,3% das transacções.
Os valores de 2016 apontam para valor dos pagamentos com cartão terem duplicou o dos levantamentos nas caixas automáticas (ATM), tendo Portugal atingido um rácio 1:1 em 2009 (Espanha consegui-o em 2016).

As tendências

São inúmeras as tendências que, claramente, vão ter impacto na forma como pagamos num futuro próximo, disse Paulo Raposo, country manager da Mastercard em Portugal. Esta marca estima que, em 2019, a subscrição de smartphones ascenda aos 5,6 mil milhões e que, em 2020, cerca de 38% dos pagamentos sejam digitais.
«A proliferação de smartphones, juntamente com a maior conectividade transforma a forma como interagem entre si, mas também aumenta as expectativas que estas têm relativamente às experiências de compra». Daí que a Mastercard procure estar «na dianteira e antecipar as tendências, precisamente, para nos prepararmos para a revolução tecnológica vigente».
Paulo Raposo diz que as pessoas querem, hoje, experiências de compras mais fáceis e rápidas e, nesse campo, a tecnologia contactless vem dar uma resposta. «Mas também os sistemas biométricos que proporcionam uma maior conveniência, além de uma segurança acrescida, até à introdução de funcionalidades de pagamentos a partir de qualquer dispositivo que esteja conectado». 

Um mundo sem dinheiro físico

A transformação de uma sociedade sem dinheiro físico irá continuar, disse Paula Antunes da Costa, country manager da Visa em Portugal, uma transformação que será impulsionada desde os cartões até às clouds, com 70% do mundo, ou mais de 5 mil milhões de pessoas, conectadas via dispositivo móvel até 2020. «Essas ligações vão ajudar a facilitar a transição para um futuro sem dinheiro físico, originando transacções e pagamentos digitais que funcionam de forma segura, em qualquer lugar e em qualquer dispositivo».
Além disso, continua a responsável, tudo será um ponto de venda, pois em 2020 irão existir mais de vinte mil milhões de dispositivos conectados à Internet. «O software transforma qualquer local, qualquer dispositivo num ponto de venda, o que proporciona uma enorme oportunidade para que esses dispositivos incluam as experiências de pagamento Visa através do Programa Visa Ready».
Outra tendência mencionada por Paula Antunes da Costa será efectuar pagamentos através de plataformas de mensagens. «Com mais utilizadores do que a população da China, as plataformas de mensagens são uma opção natural para e-commerce e m-commerce, indo directamente ao encontro do consumidor no seu habitat digital».
A gestora explica que o desenvolvimento de tecnologias como o Visa Direct, uma tecnologia de pagamentos B2B e P2P em tempo real, demonstra a procura dos consumidores por estas tecnologias.

Pagamentos com cartão vão aumentar

A SIBS disse à Business IT que o futuro, a médio e longo prazo, será positivo, tendo em conta também algumas tendências que a empresa gestora dos Multibanco identificou e que são já motores para a substituição de cash por meios de pagamento mais eficientes. «A primeira tendência é o crescimento dos pagamentos com cartão, que tem sido consistentemente superior ao crescimento da economia e três vezes superior ao crescimento do levantamento de numerário nos últimos dez anos», disse fonte da empresa.
A segunda tendência enumerada pela SIBS é a adopção das «transferências imediatas MB Way, em segmentos da população mais jovens» das quais «60% são operações de montante inferior a vinte euros». A empresa diz ter identificado uma «clara preferência» por utilizar o MB Way para «facilitar pequenas transferências» como, por exemplo, dividir a conta do restaurante ou juntar dinheiro para comprar uma prenda a um amigo.
«Actualmente, a aplicação conta com mais de 620 mil utilizadores, que fazem cerca de 1,2 milhões de operações por mês. Em média, são realizadas duas operações por cliente por mês, sendo trinta euros o valor médio por operação».
Finalmente, a marca falou no crescimento do comércio digital e das plataformas digitais como uma tendência actual, ultrapassando largamente o crescimento do retalho tradicional.