Empreendedorismo

Uma plataforma para encontrar sempre o caminho certo

startup portuguesa BuzzStreets criou uma aplicação de wayfinding que faz o mapeamento, localização e navegação em espaços exteriores ou fechados (indoor) em tempo real, com recurso a diversas fontes de informação e tecnologias. A ideia é que também seja utilizada nas cidades inteligentes. 

Fundada por João Fernandes, a solução da BuzzStreets está direcionada para o segmento B2B e «nasceu primeiro como uma plataforma de gestão de tráfego em tempo real para ajudar as Câmaras Municipais a gerirem, de forma mais eficiente, tudo o que se passava na estrada (obras, pinturas de sinalética horizontal, cabos, luzes, acidentes, etc)» esclareceu o empreendedor.

Já a actual aplicação, a Buzz 2.0, é um aperfeiçoamento e uma continuação da solução anterior mas que funciona agora também no interior de grandes estruturas. Diversas tecnologias são usadas na solução, entre elas «GPS, WiFi, BLE, realidade aumentada e inteligência artificial» conforme indicou o CEO da empresa. A startup já viu a sua solução reconhecida tendo ganho prémios por parte do Madrid Smart Lab e no Cognicity Challenge.

A BuzzStreets já fez pilotos em «Canary Wharf, nos centros comerciais Jubilee Place e Talbot Place, no complexo de escritórios Level 39 e One Canada Square, no Queen Elizabeth Birmingham Hospital, em todos em Londres e no Hospital Universitário de Coimbra» e mais se seguirão. «Temos vários projectos em carteira para Portugal, Espanha e França. Estes vão desde novos hospitais, universidades e aeroportos», disse o fundador da tecnológica.

Investimento para continuar a melhorar

A startup vai realizar uma ronda de investimento no valor 510 mil euros na Seedrs e pretende usar esse valor para continuar a crescer e inovar. «Temos como ambição número um apresentar sempre o melhor produto ao cliente. Para isso acontecer temos que ter equipas disponíveis 24 horas por dia. Basicamente o financiamento servirá para contratar developers, business developers e business managers» referiu João Fernandes.

A parceria com a London Tech Week

A BuzzStreets foi escolhida como Event Navigation Partner da London Tech Week e João Fernandes revelou à businessIT que na empresa o convite foi recebido de forma muito entusiástica: «Não conseguíamos acreditar quando surgiu o convite. É a mais completa exposição que a BuzzStreets poderia ter. Para além da nossa brand ficar ainda mais conhecida no nosso meio temos, também, a “prova de conceito” ali mesmo nas mãos dos utilizadores». E a startup não fica por aqui pois já recebeu propostas para outras feiras e nível mundial.