InternacionalNotícias

Oracle Blockchain Cloud Service já está disponível

Blockchain

O novo serviço Oracle Blockchain Cloud Service, que permite às empresas construírem facilmente redes blockchain, já está disponível de forma geral.

O Oracle Blockchain Cloud Service oferece uma plataforma que permite às empresas construírem as suas próprias redes e integrarem-nas rapidamente com o Oracle SaaS, ou com as aplicações de qualquer outro fornecedor que estejam a utilizar, bem como com outras redes de blockchain ou/e com os serviços Oracle PaaS. Também permite que os utilizadores provisionem as redes de blockchain, que adicionem outras organizações, disponibilizando e executando contratos inteligentes para actualizar e consultar os registos partilhados das transações.

O serviço corporativo de contabilidade descentralizada é baseada no Hyperledger Fabric da Linux Foundation e segundo a empresa, «vem de raíz com toda a infraestrutura de base de dependências, com containers, com a gestão do ciclo de vida, com serviços de eventos, com a gestão de identidades, com um proxy REST, bem como com um importante leque de operações e ferramentas de monitorização integradas numa única consola, acelerando o set-up e o processo de desenvolvimento das aplicações».

A plataforma cloud-managed da Oracle tem disponibilidade SLA de 99,95%, com uma configuração de alta disponibilidade incorporada, com agentes de recuperação autónomos, bem como com recursos de backup contínuo para as funcionalidades do registo da partilha das transações que suportam a recuperação das falhas dos vários centros de dados ao longo da disponibilidade dos domínios.

O Oracle Blockchain Cloud Service beneficia também do amplo leque de recursos da plataforma cloud da Oracle, nomeadamente a nível da integração plug-and-play com as aplicações já existentes quer na cloud, quer nas instalações do cliente, de gestão API, bem como de ambientes e ferramentas de desenvolvimento aplicacional. Isto acelera a integração da solução, o que reduz o time-to-market e acelera os benefícios para as empresas.

Adicionalmente, a Oracle disponibiliza novas aplicações SaaS para utilização da tecnologia blockchain nos casos de utilização corrente, como por exemplo localização e rastreio, identificação da proveniência, garantia e utilização, etc.

O serviço apoia-se nas várias décadas de experiência que a Oracle possui nos mais variados setores de atividade, bem como no seu vasto ecossistema de parceiros, para partilhar e gerir transações de forma fiável com os fornecedores, os bancos e outros parceiros de negócio através do blockchain.

«Estamos muito entusiasmados por anunciar a disponibilidade alargada do Oracle Blockchain Cloud Service. É o resultado de anos de I&D ao lado dos nossos valiosos parceiros e clientes. Com a plataforma da Oracle, as empresas podem melhorar os seus negócios, eliminar processos que sejam supérfluos, e realizar transações com as suas redes distribuídas de forma mais fácil, mais transparente e mais segura do que nunca», refere Amit Zavery, executive vice president da Oracle Cloud Platform.