MercadoNacionalNotícias

Huawei é líder de vendas de smartphones em Portugal em Maio

A fabricante chinesa chegou ao primeiro lugar do mercado e anunciou novidades para breve.

A Huawei atingiu a liderança do mercado de telemóveis em Portugal em Maio, segundo dados de uma consultora que não foi revelada com quem a marca tem um NDA (Non-Disclosure Agreement). A informação vem na sequência de um relatório da IDC referente ao primeiro trimestre do ano que indicava que marca foi a que mais smartphones vendeu no País.

A empresa registou um aumento das vendas de 32% no mercado nacional no primeiro semestre de 2018, em comparação com o período homologo do ano anterior, o que representa uma subida de 52% em valor de vendas. Além disso, o resultado atingido corresponde um crescimento da quota de mercado de 5%, passando a marca de 23% para 28%.

Em encontro com a comunicação social, Tiago Flores, sales director da Huawei Consumer BG para Portugal, referiu que a empresa «registou um aumento de 130% nas vendas dos flagships» e que, de acordo com a empresa de estudos de mercado IPSOS, a «Huawei é a marca que mais cresce» no mercado nacional.

Michael Mao, head da Huawei Consumer BG em Portugal, indicou, em comunicado, que os resultados atingidos são «um marco importante na história da Huawei no mercado português» e que as vendas do P20 «excederam as expectativas da marca, que já eram bastante elevadas».

Segundo um estudo da fabricante, os consumidores portugueses reconhecem a marca pela qualidade da câmara (52%), a inovação (44%) e a fiabilidade (41%). A verdade é que estas são áreas em que a marca tem apostado e continua a apostar.

Tiago Flores falou ainda da estratégia global da empresa que assenta na inovação com investimentos de 10 % das receitas em R&D e mais de 79 mil colaboradores alocados à área. Na Huawei, «a inovação é inspirada em necessidades reais dos consumidores», acrescentou o executivo.

Quanto ao futuro, o executivo disse  a empresa quer oferecer «experiências aos consumidores mais abrangentes» e «manter a posição de liderança».

A marca vai trazer novos segmentos para Portugal, nomeadamente o de PC. No ar ficou a ideia que os computadores da Huawei podem chegar ainda este ano por volta da altura do Natal.