NacionalNotícias

IBM e Galp impulsionam inovação no setor energético

A IBM e a Galp acabam de anunciar que desenvolveram um assistente inteligente, baseado em inteligência artificial (IA), com o objetivo de melhorar significativamente a interpretação sísmica na área da exploração petrolífera e de gás.

Enquanto o consumo de energia cresce exponencialmente em todo o mundo, assistimos a um esgotamento acelerado dos nossos recursos naturais e de fontes de energia. Estima-se que o consumo global de energia aumente 50% nos próximos 25 anos e, neste contexto, serão necessárias cada vez mais tecnologias avançadas para ajudar o setor a encontrar e avaliar novas reservas de hidrocarbonetos.

A IBM e a Galp anunciam hoje que estão a trabalhar numa parceria inédita para ajudar a solucionar este problema. A Petrogal Brasil e uma equipa da IBM Research-Brasil desenvolveram, como resultado de um projeto de investigação de 3 anos, o protótipo de uma solução que atua como um assistente inteligente para os geocientistas na identificação e avaliação de novos blocos exploratórios e na interpretação de imagens sísmicas.

Esta avançada solução utiliza IA e outras tecnologias de ponta para interagir com os cientistas e ajudá-los a criar modelos geológicos mais rigorosos, a realizar uma avaliação de risco mais rápida para novas prospeções e a otimizar a localização e exploração de novos poços de petróleo. Com isso, estamos também a criar e a reunir um conjunto de informações ao longo do tempo, permitindo a transferência e retenção de conhecimento. Aliás, o acesso a toda esta informação pode agilizar o desenvolvimento de competências de jovens profissionais na área.

O protótipo está já a ser testado por geocientistas, num projeto que contribuirá significativamente para o crescimento das competências técnicas e científicas da IBM e da Galp e que poderá quebrar barreiras tecnológicas na indústria e permitir uma melhor compreensão sobre o impacto e as potenciais aplicações da IA no setor do Petróleo e Gás à escala global.