NacionalNotícias

Gabinete Nacional de Segurança e Microsoft vão cooperar na área da cibersegurança

A Microsoft Portugal e o Gabinete Nacional de Segurança querem criar um ecossistema de ciberespaço mais seguro e reforçar de políticas públicas de segurança em Portugal, tendo assinado um acordo de intenções para a cooperação e combate ao cibercrime.

No evento de assinatura da parceria também foi feito um memorando de entendimento com a Polícia Judiciária, que vai permitir a disponibilização do Photo DNA para reforço das competências de investigação dessa força policial. A tecnologia da Microsoft permite a identificação unívoca de imagens e a sua eliminação da web, sendo utilizado maioritariamente na prevenção e combate a crimes de exploração/pornografia infantil.

Em comunicado, a empresa refere que «em 2017, a tecnologia PhotoDNA esteve na base da criação de 9 milhões de CyberTipline Reports disponibilizados ao Centro Nacional de Crianças Desaparecidas e Exploradas dos EUA».

O evento contou com a presença de Maria Manuel Leitão Marques, Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, António Gameiro Marques, Diretor-Geral do Gabinete Nacional de Segurança, e da Diretora-Geral da Microsoft Portugal, Paula Panarra.

Para Paula Panarra, Diretora-Geral da Microsoft Portugal, «à semelhança de outras áreas, também a investigação forense e o combate ao cibercrime estão a ser impactados positivamente pela digitalização, nomeadamente por via do recurso a inteligência artificial e à capacidade de computação em cloud, permitindo reforçar a capacidade operacional das forças de segurança».

Já António Gameiro Marques, Diretor-Geral do Gabinete Nacional de Segurança, referiu que «a conjugação de esforços entre entidades públicas e privadas permite ao Estado português estar mais próximo do que melhor se faz a nível mundial nesta área, tendo, desta forma, acesso a informação privilegiada, que permitirá a diminuição significativa do tempo de deteção e reação a ameaças de cibersegurança».