Mercado

Estudo: maioria das empresas atribuiu responsabilidade da gestão de dados a fornecedores de cloud

Cloud

De acordo com um estudo feito pela CESCE SI, empresa de serviços de TI, 69% das empresas acreditam que a responsabilidade de gestão de dados pertence aos fornecedores de cloud.

O estudo revela que existem equívocos no que toca à responsabilidade pela gestão dos dados: se esta questão fica do lado do fornecedor ou do cliente. 69% das empresas inquiridas acreditam que a protecção dos dados, a privacidade dos dados e a conformidade com as normas são totalmente da responsabilidade do fornecedor de serviços de cloud.

Este estudo, que contou com a presença de 1200 empresas de 13 países, revela ainda que 56% das empresa inquiridas considera prioritário trabalhar na cloud, quando o cenário passa pela implementação de novas aplicações e gestão de cargas de trabalho.

«Não obstante os clientes pensarem que os fornecedores de serviços de cloud têm a responsabilidade pela gestão dos dados, os contratos dos fornecedores de serviços de cloud, normalmente, delegam a responsabilidade pela gestão dos dados aos clientes», indica Mike Palmer, VP executivo e CPO da Veritas, uma das entidades responsáveis pelo estudo.

«O nosso estudo veio confirmar a nossa suposição de que a principal responsabilidade pela gestão dos dados cabe ao cliente», revelou Mike Palmer.

Apesar de a mentalidade geral priorizar a cloud, 1% das empresas assume que não vai adoptar serviços na cloud, nos próximos dois anos de operação, neste estudo The Truth in the Cloud.