A Primavera BSS anunciou que o ano passado foi um dos melhores de sempre e que os resultados foram acima do esperado tendo registado um r um volume de negócios de cerca de trinta milhões de euros equivalente a um crescimento de 20% face ao ano anterior.
No seu 26º ano, a tecnológica conseguiu ainda um aumento de 51% do EBITDA para cinco milhões de euros. Portugal foi o mercado mais importante e representou 65% do negócio efectuado, sendo os restantes 35% estão distribuídos, por ordem de importância, pelos mercados de Angola (que duplicou), Moçambique, Cabo-verde e Espanha.
Para os bons resultados contribui o crescimento de praticamente todas as empresas que constituem o grupo, com destaque para a Valuekeep que registou forte crescimento, sobretudo no mercado espanhol, e empresa de soluções de transações electrónicas de documentos YET, que ao adquirir a Portugal Informático permitiu reforçar a sua posição junto do sector público. A Primavera considera que os parceiros «foram essenciais nos resultados conseguidos».
Ao nível de soluções, o ano passado teve foco no upgrade de parque instalado para a versão 10 do ERP, já efetuado por cerca de três mil empresas utilizadoras da marca. O software de gestão inteligente e a facturação online Jasmin também mantém o ritmo de adesão ascendente, na sua maioria junto de novos empreendedores e pequenas empresas. E em breve, será apresentada a nova oferta de software empresarial inteligente para PME, o ROSE, com forte componente de inteligência artificial e machine learning.
Também a equipa aumentou, tendo a Primavera agora 350 colaboradores, um aumento de 15% em relação a 2018. Além disso, 2019 foi um ano de forte investimento com abertura de novos escritórios em Lisboa e Luanda e do centro de investigação e desenvolvimento em Leiria.
Jorge Batista, cofundador e co-CEO da Primavera, explica o sucesso da empresa: «2019 foi um ano, a todos os títulos, excepcional pois não só nos permitiu crescer de forma significativa como também nos permitiu concretizar o nosso plano estratégico que tem como principais alavanca o lançamento do ERP inteligente para a cloud e a conversão do negócio para modelos SaaS com o objetivo de reforçarmos a liderança nos mercados onde actuamos e crescermos bem».
Sobre 2020, o responsável acrescenta que a Primavera vai sentir o «impacto resultante da crise COVID-19 e, nesse sentido, não antecipa para este ano um crescimento idêntico ao conseguido em 2019».