NacionalNotícias

Eticadata Software comemora trinta anos e prepara futuro

A Eticadata fez trinta anos em Junho de 2020. A sua estratégia para o futuro é manter o seu ADN de startup e a inovação, para a continuar a ser uma referência no mercado.

Fundada em 1990, a empresa de desenvolvimento de soluções de software profissional de gestão tem, hoje, mais de cinquenta mil aplicações instaladas em organizações dos mais diversos sectores de actividade, em diferentes mercados, e mais de duzentos parceiros.

«Ao longo destes trinta anos de constante aposta na inovação, a Eticadata tem estado na linha da frente na utilização das tecnologias mais recentes, o que tem permitido alargar os limites na utilização das ferramentas de apoio à gestão», salienta, à businessIT, o CEO da empresa, José Gonçalves. A inovação é, assim, um dos pilares da empresa e como tal, o responsável, considera que «ser uma das empresas referência é o melhor reconhecimento dos trinta anos de trabalho e dedicação no desenvolvimento de práticas de inovação e qualidade no sector das TI».

O CEO da Eticata Software destaca também o espírito empreendedor existente na tecnológica que lhe tem permitido manter uma «entrega, resiliência e dedicação ímpares» para se manterem relevantes ao longo destas três décadas: «Fomos das primeiras startups em Portugal e hoje em dia continuamos a assumir esse ADN».

Novo ERP é factor de sucesso
O volume de vendas da Eticadata «tem vindo a crescer nos últimos anos», situação à qual os mercados internacionais não são alheios. José Gonçalves explica que a aposta que tem sido feita na internacionalização, «com destaque para Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Espanha, Chile, Colômbia e Peru», tem por base o renovado software de gestão, o ERP Eticadata. Esta oferta tem também vindo a consolidar-se «no mercado nacional». O CEO revela ainda qual a estratégia: «A ambição passa pela globalização da marca, sem nunca descurar o mercado português onde continuamos a conquistar quota de mercado».

Futuro pós-COVID
A Eticada tentou «minimizar o impacto que a COVID-19 poderia ter em todo o ecossistema da empresa» e a adaptação «não foi difícil», uma vez que ao longo dos anos, a tecnológica «já tinha incorporado o sistema de teletrabalho».

A empresa está ainda investir no recrutamento e durante o período de confinamento, contratou quatro colaboradores, mas quer continuar a alargar a equipa e o processo de contratação permanece aberto com diversas vagas.

José Gonçalves esclarece quais as perspectivas futuras: «Apesar de uma natural e consciente apreensão, o desempenho conseguido ao longo destes anos permite-nos encarar o futuro com entusiasmo e optimismo. Estamos confiantes que iremos continuar com crescimento significativo. Já demonstrámos ao longo destes trinta anos de existência a nossa capacidade de superar desafios complexos e não duvido nem hesito em antecipar que seremos, uma vez mais, bem-sucedidos em superar os obstáculos que se venham a atravessar no nosso caminho, sempre com um profundo sentido de responsabilidade».