InternacionalNotícias

Grupo Renault e Google Cloud vão colaborar para acelerar indústria 4.0

As empresas vão iniciar também um programa para aumentar as competências digitais dos colaboradores da Renault.

Renault

As empresas  anunciaram que fizeram uma parceria industrial e tecnológica para acelerar a digitalização do sistema industrial do Grupo Renault.

A organização francesa, que tem vindo a desenvolver a sua própria plataforma desde 2016 de modo a conectar e agregar dados industriais de todo o grupo, quer optimizá-la e para isso juntou-se à  Google Cloud, cujas as
soluções e a experiência em smart analytics, machine learning (ML) e inteligência artificial vão trazer novas competências à fabricante de automóveis.

Com esta colaboração, o grupo Renault pretende «melhorar a eficiência da cadeia de abastecimento e de produção, a qualidade da produção e a redução do impacto ambiental conseguida através de poupanças de energia», explicam as empresas em comunicado. Em última instância, a empresa quer «fomentar o desenvolvimento de novas soluções verticais para a indústria automóvel».

A formação dos colaboradores é outra das vertentes da parceria e será feita através de um programa escalável de sessões com a equipa da Google. O objectivo é a melhoraria do processo de engenharia e dar mais competências às equipas de produção e de TI da Renault.

José Vicente de los Mozos, Diretor de produção e logística, membro do comité executivo do Grupo Renault., explica o acordo: «Esta parceria e compromisso das nossas equipas de TI irá permitir acelerar a implementação do nosso plano de indústria 4.0 desenhado para transformar e ligar as nossas fábricas e processos logísticos em todo o mundo para melhorar os nossos standards de excelência e de desempenho».

Já Thomas Kurian, CEO da Google Cloud, fala dos benefícios da tecnologia: «Estamos orgulhosos com esta parceria com o grupo Renault para ajudar a revolucionar o futuro da produção automóvel e potenciar a próxima geração de cadeias de abastecimento de excelência».