A NOS lançou o primeiro fundo de investimento em Portugal para estimular a investigação e desenvolvimento na utilização do 5G.
Denominado Fundo NOS 5G, a iniciativa tem um montante inicial disponível para investimento de 10 milhões de euros com o objectivo investir em empresas com soluções tecnológicas baseadas ou potenciadas pela próxima geração de rede móvel, cobrindo áreas tão variadas como a realidade virtual, smart cities, condução autónoma, Internet of Things (IoT) e Big Data.
O fundo assinala a entrada da NOS no Corporate Venture Capital, apoiando desta forma um ecossistema que se encontra em franco desenvolvimento.O Fundo NOS 5G deverá ter o seu início de operação ainda durante o ano de 2019.
«A NOS tem muito orgulho em ser a primeira empresa, em Portugal, a criar um fundo exclusivamente destinado a fomentar projectos de investigação e desenvolvimento em torno da tecnologia emergente de quinta geração», afirmou Miguel Almeida, CEO da NOS.
Com este passo, a NOS torna-se a primeira empresa de comunicações a constituir um fundo de investimento dedicado exclusivamente à quinta geração de redes móveis, reforçando o seu compromisso quer com o desenvolvimento tecnológico e económico do país.
O responsável explicou a finalidade da inicitiva: «As empresas em fase early stage, com operação no nosso país, serão desafiadas a criarem novas ideias e novos projectos que explorem todo o potencial que o 5G encerra, e a, juntos, através de investimento e co-investimento, colocarmos estas inovações ao serviço das pessoas, das empresas e da sociedade, contribuindo, assim, para elevar o país numa posição de liderança nas áreas emergentes da tecnologia».