A empresa portuguesa de software anunciou os resultados financeiros de 2018 e, pelo quarto ano consecutivo, regista o seu melhor volume de negócios.
O recorde atingido em 2018, no valor de 11,5 milhões de euros, deveu-se a um aumento de 6,3% nas vendas e aos 1575 novos clientes das soluções da PHC Software. Ricardo Parreira, CEO da empresa, revelou à businessIT os motivos deste sucesso: «É o resultado de uma estratégia focada na inovação contínua dos produtos e no modelo de negócio assente numa rede de parceiros que implementam as nossas soluções à medida das necessidades dos clientes».
O mercado português continua a ser o que mais peso tem nos resultados com «as PME portuguesas cada vez mais focadas e consciencializadas de que o software é fulcral para o sucesso da gestão», esclareceu o responsável.
A empresa conseguiu também um bom desempenho ao nível internacional, onde conta com clientes em 24 países. «O volume de negócios internacional passou de 5% para 8%» e «o crescimento na área internacional, de 47%, foi importante» para o desempenho da PHC, disse o CEO. Para este resultado contribuíram, sobretudo, os mercados de Moçambique, Angola, Espanha, Argélia, Cabo Verde e Peru, localização em que a tecnológica vai continuar a apostar em 2019 para conseguir «expandir pela América Latina».
A PHC tem 33 mil empresas como clientes e chegou, em 2018, aos 150 mil utilizadores do seu software.
Inovação no centro do negócio
A inovação tem um papel fulcral na PHC e é por isso que a empresa investiu «1,6 milhões de euros em I&D» no ano passado, tal como tinha acontecido em 2017, e criou a Product & Innovation Unit. Ricardo Parreira destacou algumas das novidades que foram desenvolvidas este ano: «Lançámos a nova geração de ERP que dá liberdade para que as PME tenham a gestão da sua empresa em qualquer lado e no dispositivo à sua escolha. Lançámos oito soluções do Drive FX para sectores específicos, que permitem que negócios como empresas de obras, clínicas de estética ou associações aproveitem as vantagens da cloud com uma solução de gestão pensada para as suas necessidades». O responsável acrescentou que este ano vão também existir «novidades para a gestão das empresas».
Perspectivas para 2019
O executivo referiu que a software house está focada no futuro: «Estamos a preparar a PHC para uma grande expansão que nos vai permitir continuar a desenvolver soluções de referência na área da gestão». Além disso, o CEO destacou a «recente aposta numa unidade especializada em pensar o produto e a inovação em gestão» como «um passo importante nesse sentido».
Quanto a 2019, Ricardo Pareira revelou-se optimista «para mais um ano de crescimento», uma vez que «os empresários sabem que necessitam de soluções de gestão inovadoras para as empresas continuarem competitivas e terem maior sucesso».