A tecnológica anuncia o lançamento de novas competências para developers na sua plataforma de redes baseadas na intenção (intent-based networking), o DNA Center.
A Cisco quer assim manter a sua aposta numa plataforma aberta, programável que se expande a toda a rede, desde o campus até ao data center, possibilitando que cerca de 60 mil parceiros possam inovar com base nesta oferta.
Segundo a empresa, estas redes modernas interpretam a necessidade do negócio e traduzem-na em políticas de rede, o que supõe uma alteração fundamental na forma como as redes são criadas e geridas.
«A intent-based networking representa a última geração de sistemas de IP abertos capazes de transformar tudo», destaca David Goeckeler, Executive Vice President e General Manager da Networking and Security Business na Cisco.
«A Cisco está a construir uma arquitetura aberta que irá capacitar um ecossistema completo e acelerar a inovação em torno das intent-based networking. Os nossos clientes e parceiros já estão a criar valor a partir das suas redes como nunca pensaram ser possível», acrescenta o executivo.
As novas ferramentas para developers e as APIs abertas do Cisco DNA Center – o centro de comando que gere redes baseadas na intenção – vão permitir a introdução de inteligência da rede nas operações de negócio e a optimização dos processos de TI através de adaptadores de software para que as empresas possam alocar mais recursos à inovação e menos à manutenção.
Além disso, o DNA Center tem a flexibilidade de apoiar redes de vários fornecedores através de um software developer kit (SDK), que permite que os clientes simplifiquem a complexidade das redes heterogéneas e possam geri-las consistentemente, enquanto um sistema único. Com a disponibilidade das APIs em toda a extensão da rede, a Cisco permite agora que developers programem facilmente este sistema, utilizando toda visibilidade e analítica que a rede pode partilhar.
A companhia revela também que a sua comunidade de developers, DevNet, ultrapassou os 500.000 membros. Com o DevNet Ecosystem Exchange, a Cisco quer facilitar a pesquisa e partilha de aplicações ou soluções desenvolvidas para as suas plataformas
As novas competências do DNA Center devem ser disponibilizadas durante o verão de 2018.