A Anturio modernizou o ERP da Quinta do Lago, melhorando diversas áreas, entre elas a gestão de tesouraria e de clientes. A actualização do ERP PHC foi de encontro às exigências do resort algarvio que foi alvo, nos últimos 6 anos, de um plano de investimento de 50 milhões de euros.
A estância turística foi renovada, o que conduziu à necessidade de implementar vários módulos adicionais ao ERP utilizado, com o objetivo de criar interfaces específicos, de modo a fazer a ligação entre os diferentes softwares multidisciplinares de cada área de negócio ligados ao PHC: Golfe, SPA e Restauração. De acordo com a empresa, outros dos desafios consistiam em implementar uma plataforma de compras que permitisse a todos os colaboradores efetuar notas de encomenda, incluindo um workflow de aprovações.
«Numa empresa com a dimensão da Quinta do Lago, com a multidisciplinaridade e idiossincrasias inerentes a cada negócio, as especificidades e necessidades eram muitas, pelo que a solução a implementar teria de responder a determinados requisitos, como assegurar a integridade dos dados a nível fiscal, respeitando ciclos e processos automatizados e programados», explica Miguel Sousa, CFO da Quinta do Lago.
O executivo refere ainda que era «necessário automatizar tarefas manuais e redefinir os processos existentes para cada um dos utilizadores», assim como «obter todos os dados necessários para controlar a empresa de uma forma mais rápida e eficaz» e «melhorar significativamente a área de gestão de tesouraria e de clientes».
Em comunicado, a Quinta do Lago indica que foi «decidido implementar uma gama mais avançada do ERP PHC». Após a actualização, a interação das diferentes interfaces é feita através da importação de dados, que permite não sobrecarregar a estrutura administrativa com os múltiplos movimentos que ocorrem diariamente no resort, permitindo a automatização de processos e lançamentos contabilísticos.
«No caso da plataforma de compras, a solução desenvolvida foi através do PHC Web, de fácil acessibilidade, baixo investimento e um sistema de workflow de aprovações adequado às especificidades da empresa», indica Miguel Sousa.
Segundo a empresa turística, a escolha recaiu na Anturio em virtude da sua experiência e do know-how com software PHC. «Foi uma implementação longa e que ocupou vários recursos da Quinta do Lago, ao longo de um ano, nas várias áreas de ação dos projetos e que contou com o total apoio da Anturio e da sua equipa, existindo uma simbiose quase perfeita entre a parte tecnológica e o negócio», explica ainda o responsável.
A estratégia para o futuro passa agora por continuar a desenvolver a utilização do PHC, otimizando ao máximo os recursos existentes, sendo que, a curto prazo, a Quinta do Lago irá migrar para a versão Enterprise e adicionar alguns módulos ao PHC, nomeadamente o PHC Frota, PHC Consolidação e PHC Projeto.