Empreendedorismo

Uma plataforma para levar a inteligência artificial mais além

DefinedCrowd

A DefinedCrowd é uma plataforma que utiliza várias ferramentas para acelerar sistemas inteligentes. Criada por Daniela Braga, pode ser utilizada em sistemas como a Alexa ou até em carros autónomos.

Enquanto trabalhava e dava aulas nos Estados Unidos, Daniela Braga percebeu que tinha a experiência necessária para criar a sua própria empresa no campo da inteligência artificial.

Assim surgia a DefinedCrowd, em 2015, uma empresa que tem como missão «potenciar a inteligência artificial». Como explica Daniela à businessIT, trata-se de uma «plataforma inteligente de recolha, enriquecimento, processamento e transformação de dados para sistemas de IA e aprendizagem automática».

Disponibilizado como um modelo software-as-a-service, com planos de subscrição mensal, a DefinedCrowd disponibiliza «processos pré-concebidos que combinam tarefas realizadas por humanos (através de human-in-the-loop), ferramentas e modelos de machine learning, de modo a acelerar e aperfeiçoar a criação de sistemas inteligentes», explica a fundadora da DefinedCrowd.

Desta forma, é possível responder ao mercado, permitindo obter dados para treinar modelos de IA e machine learning, à escala mundial, já que a plataforma é compatível com 46 línguas.

«Temos de dar três vezes mais provas ao longo da carreira»

Daniela Braga fundou a empresa e está à frente dos destinos da DefinedCrowd. A responsável refere que existem «muito poucas mulheres» na área tecnológica e «ainda menos» nos lugares de chefia.

«Sinto que, muitas vezes, temos de dar três vezes mais provas ao longo da carreira do que um homem na mesma posição», explica Daniela Braga.

Ainda assim, a responsável refere que há alguns desafios que ainda podem amenizar este tipo de constrangimentos: «Creio que estes desafios são amenizados por estar rodeada dos investidores certos, de uma leadership team espectacular e uma equipa incrível».

 

Mais serviços e tecnologias de fala

Actualmente, os clientes da DefinedCrowd estão espalhados pela Europa, América e Ásia. No início deste ano, a empresa chegou ao mercado com o lançamento do SaaS.

De acordo com Daniela Braga, a empresa conta com «com um portefólio de clientes com mais de trinta empresas, na sua maioria companhias Fortune 1000», espalhadas pela indústria automóvel ou sector da energia.

Ao longo do ano, a DefinedCrowd diz ter vários lançamentos e novidades programados: Daniela Braga refere que a empresa vai «expandir a oferta de serviços dentro da plataforma, para tecnologias de fala e de processamento de linguagem natural, a par de visão por computador».