A CI&T e o Global CxO Institute lançaram um estudo sobre a realidade da transformação digital das empresas em 2023 e as perspectivas para este ano. Segundo o ‘Accelerating Digital Efficiencies With The AI Multiplier’, 93% das empresas inquiridas não cumpriu os seus objectivos de transformação digital no ano passado.
O relatório, que inquiriu cem líderes de empresas em seis países europeus, revela que os orçamentos deverão aumentar em 2024 para atingirem as metas. Assim, 66% indica que terão mais dinheiro para gastar no digital, um aumento de 7% em relação ao ano anterior,
A IA generativa é e será a grande aposta com 76% dos inquiridos a dizer que utiliza ou planeia implementar esta tecnologia nos próximos 18 meses. Por outro lado, 57% dos líderes cujas as empresas atingiram ou excederam os objectivos digitais afirmam terem expectativas muito elevadas quanto à capacidade da IA generativa melhorar a eficiência. A
lém disso, 28% afirmaram que esta tecnologia está totalmente integrada na sua organização ou tinha sido utilizada num ou dois casos. Nenhum dos entrevistados afirmou não ter planos para a utilizar inteligência artificial no futuro.
Miguel Malaquias Pereira, Country Manager da CI&T, explica as conclusões: «O digital e a tecnologia são vistos como investimentos imprescindíveis para as empresas que procuram reforçar a resiliência e impulsionar o crescimento e a eficiência. Acreditamos que nesta era ‘hiper digital’ o sucesso depende da fusão perfeita entre adaptabilidade, orquestração e inovação. As empresas com mais sucesso não se vão limitar a aceitar a mudança; vão liderá-la activamente. A IA – embora não seja a panaceia que resolve todos os problemas empresariais – é, cada vez mais, incontornável».