Os vencedores da 12.ª edição do programa de aceleração Banco Montepio Acredita Portugal. já são conhecidos. A iniciativa da Unlimit, anteriormente conhecida por Associação Acredita Portugal, e do Banco Montepio oferece a oportunidade a equipas com ideias inovadoras de usufruírem de mentoria, formação e investimento, por forma a terem ferramentas para promover um crescimento acelerado do seu negócio.
Na categoria de Empreendedorismo Social, a The Inventors foi a startup distinguida que arrebatou também o prémio Melhor Startup do Ano, garantiu um lugar em formato de stand na edição de 2023 da Web Summit. O objectivo é «inspirar uma nova geração de inventores através de experiências educativas para crianças dos 5 aos 14 anos nas áreas das engenharias, artes e criatividade».
Já a GoWizi foi a vencedora na categoria da mobilidade e tem um software de planeamento automatizado com inteligência artificial para agilizar as entregas. Na área das Cidades Inteligentes, a BeGreen, que constrói e opera estufas dentro de cidades, com tecnologia que aumenta a produtividade em 28 vezes por metro quadrado e reduz ainda o desperdício, foi a vencedora.
O galardão H2O Inovação foi para a Hoterway, que actua na área da eficiência hídrica e da energia passiva e que tem uma solução para reduzir o tempo de espera pela água quente nos edifícios residenciais e comerciais.
Na categoria Soluções Tecnológicas, o prémio foi para a WhyWaste, que utiliza ferramentas como big data e inteligência artificial para ajudar retalhistas alimentares a reduzir em 75% o desperdício alimentar.
A categoria que abrange todos os sectores da inovação e que tem o nome Acredita Portugal distinguiu a Witseed, a Netflix da formação profissional corporativa. A startup faz produção de documentários educacionais com o objectivo de escalar a estratégia de interacção de profissionais em grandes empresas.
Miguel Queimado, fundador da Unlimit afirma que, o programa «conseguiu atrair um leque muito diversificado de startups interessadas em acelerar os seus negócios» e Pedro Leitão, CEO do Banco Montepio, salienta que foi distinguido «o que de melhor pode caracterizar a cidadania, quando activa: a capacidade de fazer a diferença e de devolver à sociedade a confiança e a esperança no progresso conjunto».
Esta edição do Programa Banco Montepio Acredita Portugal contou com mais de 3257 inscrições, com origem em 27 países, de todos os continentes. A iniciativa já apoiou mais de 100 mil equipas em diversas áreas, sendo que 73% tiveram até 100 mil euros de facturação, um ano após a sua participação, e angariaram um financiamento total aproximado de 68 milhões de euros.